menu
Topo

Viagem

Roteiros em família


Em cenário de conto de fadas, Gramado tem neve, chocolate e museu de cera

Renata Gama

Do UOL, em Gramado

28/11/2013 18h04

Gramado parece uma cidade cenográfica. A arquitetura das casas no estilo alemão, as praças e jardins minuciosamente cuidados, os bondinhos, os parques e museus temáticos dão a sensação de se estar num lugar fictício, num mundo de fantasia, onde a história pode ser um romance, uma aventura radical, ou um conto infantil. Na cidade que sedia o festival de cinema mais disputado do país, há cenário para todas essas possibilidades. E eles não param de surgir.

Entre as atrações mais recentes da cidade está o Snowland, um parque de neve onde os visitantes podem fazer patinação no gelo, ou se aventurar numa montanha de neve artificial para esquiar, praticar snowboard ou descer de esquibunda. O lugar é um prato cheio para adolescentes e adultos brincalhões.

Também é novidade o Parque Gaúcho, um parque temático que conta a história do povo dos pampas mostrando as origens de seus costumes, que têm raízes na cultura indígena e no modo de vida dos militares que foram habitar a região. A atração fica ao lado do Zoológico de Gramado, cujo diferencial são os viveiros nos quais os turistas podem entrar.

A programação pode ganhar ainda clima de glamour. No Salão Super Carros, os apaixonados pelas máquinas de alta velocidade conhecem de perto modelos de Ferrari e Lamborghini e ainda podem pilotá-los pelas ruas. Já o museu-bar Harley Motor Show agrada aos que curtem um estilo de vida sobre duas rodas. Quem gosta de carros antigos tem a opção de visitar o Museu Hollywood Dream Cars, que exibe uma coleção de automóveis clássicos, como o Cadillac conversível.

Na pegada do cinema, o Museu de Cera Dreamland exibe estátuas de astros dos telões, da música e celelbridades internacionais e nacionais como Michael Jackson, Amy Winehouse e Justin Bieber, Gisele Bündchen e Ronaldinho Gaúcho.

Para crianças e adultos, o Mini Mundo é outro ponto tradicional de visitação de Gramado. Aqui réplicas em miniatura de prédios históricos de várias partes do mundo são o destaque. A fábrica de chocolates Florybal também é uma atração bastante procurada. Nela é possível ver a produção dos bombons e doces e ainda degustá-los.

Outro lugar que agrada ao público infantil é a Terra Mágica Florybal, um parque temático localizado num sítio, na vizinha Canela. O lugar é mantido pela fábrica de chocolates de mesmo nome. No meio das trilhas na mata, surgem animais selvagens e dinossauros, num cenário que se aproxima do real.

Fora do circuito de parques, a cenografia de Gramado pode e deve ser apreciada a pé. Vale conhecer a rua Coberta, na Avenida Borges Medeiros, a principal via de compras da cidade ou badalar nos bares e restaurantes da Avenida das Hortênsias.

Gramado também se destaca por seu circuito gastronômico. No inverno, as casas de fondue imperam. Aqui, o costume é degustar a sequência das versões queijo, carne e chocolate. De preferência, misturando geleia doce com as porções salgadas. Casas de massa, de sopa e de grelhados também são sucesso na cidade. 

Mais Roteiros em família