Topo

Conheça Athens, na Geórgia, berço do rock alternativo norte-americano

Alex Crevar

New York Times Syndicate

27/10/2013 08h00

Athens, na Geórgia, é conhecida como o berço do rock alternativo e a melhor cidade universitária dos EUA. Bom, isso era antigamente. Claro, ali surgiram o R.E.M. e o B-52s, ela ainda é um centro importante de música indie e os torcedores do Bulldogs, da Universidade da Geórgia, continuam mais apaixonados que nunca - mas o centro histórico da cidade recuperou parte do seu antigo brilho graças ao espírito empreendedor local e agrada àqueles que acabaram de chegar, os que voltaram e os que nunca foram embora. O resultado é o renascimento da área, que tem um quê daquele seu bairro secreto favorito onde é possível ouvir boa música, comprar, beber, comer e esperar inaugurações como a da cervejaria que deve abrir ainda este ano.

The World Famous

  • Raymond McCrea Jones/The New York Times

    O World Famous é um lounge aconchegante que já é um dos points mais populares de Athens

Aberto em fevereiro, esse lounge aconchegante já é um dos points mais populares da cidade. Os clientes degustam "comida de carrinho" e as apresentações variam desde shows de bonecos a DJs; há máquinas de fliperama antigas e drinques como o Earl Greyhound (vodca orgânica, toranja e xarope simples com infusão de chá Earl Grey) servido em um balcão feito de portas antigas.
351 North Hull St.
(706) 543-4002
theworldfamousathens.com

The Branded Butcher
O bistrô, inspirado na charcutaria, deu mais destaque a um cenário gastronômico já vibrante quando foi inaugurado, no ano passado. Sua porchetta di testa e as ostras do happy hour são famosas no país inteiro.
225 North Lumpkin St.
(706) 850-5152
facebook.com/thebrandedbutcher

Community
Essa boutique de pé-direito alto que dá para a Broad Street, principal avenida do centro, reúne cerca de trinta estilistas, sendo que alguns deles trabalham no local, e é especializada em peças vintage recicladas. O loft também oferece sabonetes, chocolates e joias artesanais.
119 North Jackson St.
(706) 316-2067
shopcommunityathens.com

Georgia Theater
Quando, em 2009, um incêndio destruiu a estrutura de 120 anos, os moradores da cidade prenderam a respiração. A modernização, iniciada em 2011 - que acrescentou um bar à cobertura, com palco ao ar livre - restabeleceu a casa como uma das mais importantes do sul dos EUA sem comprometer sua personalidade.
215 North Lumpkin St.
(706) 850-7670
georgiatheatre.com

Jackson's Street Books
No sebo de livros raros mais antigo da Geórgia, 50 mil títulos, alguns do século 18, lotam as prateleiras das salas de piso de madeira e teto em alto relevo.
260 North Jackson St.
(706) 546-0245
alibris.com/stores/jacksonstreetbooksathensga