menu
Topo

Viagem

Roteiros para badalar

Bairro com passado violento se torna point de badalação em Varsóvia

Paola Singer

New York Times Syndicate

26/10/2013 08h00

Praga, uma bairro que fica na margem leste do rio Vistula, em Varsóvia, tinha péssima reputação; quatro décadas de comunismo o transformaram em um lugar violento, com casas e fábricas caindo aos pedaços e uma feira famosa por vender Coca-Cola lado a lado de armas de fogo.

Há cerca de dez anos, porém, quando o resto da cidade se renovava e reconstruía depois da queda do regime, os baixos aluguéis e a autenticidade rústica de Praga começaram a atrair os jovens boêmios. Hoje, a região tem restaurantes de nível internacional, hotéis e uma antiga destilaria transformada em um complexo com lofts, boutiques, parques e espaços culturais.

Chmury
Esse pub, inaugurado há um ano, oferece cervejas polonesas artesanais no 11 Listopada 22, pátio que abriga vários bares, considerado o centro da vida noturna do bairro. A arte descolada nas paredes e a mobília vintage eclética emprestam ao lugar um toque irreverente.
11 Listopada 22
(48) 505-849-386
facebook.com/kawiarniachmury

Praga Koneser Center
A antiga destilaria de vodca Koneser - um prédio de tijolos em estilo gótico que sobreviveu à Segunda Guerra Mundial - está sendo transformada em um complexo que deve se tornar o centro da área quando ficar pronto, em 2016. Por enquanto, já abriga o Sen Pszczoly, clube noturno/espaço de artes conhecido por suas festas dançantes.
Zabkowska 27-31
(48) 530-360-060
koneser.eu

Porto Praga
O único restaurante exclusivo do bairro, localizado em um antigo moinho tem paredes vermelhas, banquetas de couro, candelabros dourados e louça elegante, em um clima sofisticado que se destaca da vizinhança. O chef, Marcin Wojtczak, criou um cardápio com pratos internacionais combinados com opções polonesas, como pé de porco em molho de alho defumado.
Stefana Okrzei 23
(48-22) 698-5010
portopraga.pl/eng

Stalowa 52
A onda de hotéis boutique que se proliferam pela Europa chegou a Praga em 2012 com a inauguração do Stalowa 52. Seu dono é um vinicultor francês. O ambiente industrial-chic possui três salões de uso comum, oito quartos pequenos e quatro suítes decoradas com peças recicladas como luminárias feitas do tambor de uma máquina de lavar e tripés de fotografia.
Stalowa 52
(48-22) 618-2732
stalowa52.pl/em

Caffee & Bistro Galeria Sztuki
O antiquário Filip Stanowski abriu essa casa em 2011 para servir os clientes de sua loja, que fica na esquina - e o que começou como um pequeno café se transformou em um bistrô que serve clássicos como salada de queijo de cabra e spaghetti all'amatriciana.
Zabkowska 13
(48-22) 619-8109
caffee.stanowski.pl

Mais Roteiros para badalar