Viagem

Roteiros para descansar

Mistura de dunas, lagoa e mar garante o sucesso de Lagoinha, no Ceará

Renata Gama

Do UOL, no Ceará

18/07/2013 19h15

Dunas, lagoa e sertão. A mistura de três cenários diferentes faz da praia de Lagoinha um dos destinos de visual mais belos do litoral oeste cearense. Do alto das falésias de areia alaranjada, mirantes naturais dão vista à paisagem característica do local: uma orla ondulada de coqueirais, com recortes que parecem avançar sobre o mar verde e transparente.

  • Jarbas Oliveira/UOL

    Do alto das falésias, mirantes naturais dão vista à paisagem característica do local: uma orla emoldurada por coqueirais, com recortes que parecem avançar sobre o mar verde e transparente

No entanto, essa paisagem natural está comprometida pelo avanço hoteleiro desenfreado. Bem no ponto central do principal cartão postal da praia, o esqueleto de uma obra gigantesca se ergue em meio às dunas e interrompe a linha de coqueirais. A construção do que seria um resort de luxo de um grupo português agride o olhar e entristece quem preza pela preservação da natureza. Por ser irregular e estar em área de preservação permanente, segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), a obra hoje está embargada.

Próxima de Fortaleza, a cerca de 120km, Lagoinha é uma opção muito procurada por turistas de um dia só. E a praia oferece toda a infraestrutura para uma estadia agradável, com barracas, pousadas, bons restaurantes, além de passeios interessantes para quem quer conhecer as belezas da região.

A volta de buggy ou de quadriciclo pela praia leva o turista a belos cenários, como piscinas naturais, a Lagoa do Jegue e a Lagoa das Almécegas, a maior da região. De água doce e transparente em alguns trechos, há barracas em sua orla, ideais para descansar diante da bela paisagem. É possível atravessá-la de barco para conhecer a porção mais seca da região.

Para quem sai de Fortaleza e tem apenas um dia para conhecer a praia, a opção que oferece uma visão geral mais completa da região é contratar passeios de agências de turismo receptivo, que levam grupos de turistas de van ao local.

O roteiro começa de manhã e termina no fim da tarde. Os grupos chegam a Lagoinha, onde podem contratar passeios opcionais. Um dos mais procurados é o que inclui três meios de transporte: jardineira, travessia de barco pela Lagoa das Almécegas e buggy pela praia. Quem está apenas a fim de descansar e apreciar a natureza, tem a opção de relaxar nas barracas ou na beira da lagoa.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Roteiros para descansar

Topo