Puerto Vallarta

Divulgação/Puerto Vallarta Tourism Board
Vista geral de Puerto Vallarta durante o pôr do sol Divulgação/Puerto Vallarta Tourism Board

Luxo e simplicidade convivem em harmonia em Puerto Vallarta, no México

Com um dos aeroportos mais movimentados do México, Puerto Vallarta tem presença constante na lista de melhores destinos do país no site Trip Advisor. Não é à toa: além de praias belíssimas, a simpatia do povo local conquista a todos. Mesmo sem fazer nada, os dias passam rapidamente regados com drinques charmosos e à sombra de espreguiçadeiras com finas toalhas brancas. Ou desfrutando dos diversos tratamentos de spa, entre um ou outro gole de água aromatizada com frutas ou hibisco. 

Se o viajante não cair na tentação de passar dias em ociosidade relaxante, encontrará uma cidade autêntica. O que não quer dizer que caminhar pelas ruas calçadas de pedras, observando as singelas casas brancas cobertas de telhas, requer algum esforço.

As atrações culturais e históricas concentram-se nas proximidades da praia Los Muertos e do rio Cuale. O nome Los Muertos contrasta com a tranquilidade desse antigo porto espanhol. Trata-se de uma referência a tempos remotos em que, segundo as lendas, havia batalhas contra piratas.

Na baía das Banderas, o principal ponto de parada na rota espanhola que vinha das Filipinas e seguia para Acapulco continua sendo San Blas. Apenas no século 19 a região passou a se desenvolver como centro de fornecimento para as cidades próximas onde se extraía prata. Na década de 1950, transformou-se em um concorrido destino turístico e ganhou fama internacional ao tornar-se palco do romance entre Elizabeth Taylor e Richard Burton, do filme "A Noite da Iguana", lançado em 1964.

Ainda hoje os americanos formam o maior grupo dos que viajam a lazer por ali, seguidos por canadenses e britânicos. Por conta desse público internacional, cardápios, sites e os principais passeios são bilíngues.

Dicas de quem já foi

Cursos Online
UOL Cursos Online

Calendário de eventos

mai 31

Aniversario de Puerto Vallarta

A cidade entra em festa com fogos de artifício e concertos no calçadão

abr

Letras ao mar

Encontro internacional de poesia e arte, recitais, declamações, cursos e exibições de artes visuais

mar

Festival Musical de Primavera

A praia Los Muertos celebra a chegada da estação com espetáculos ao vivo de jazz, blues e rock

mar

Festival Anual Huichol

Toda primeira quinzena de março, os Huichol apresentam música, arte e gastronomia na praça Caracol

UOL Cursos Online

Todos os cursos