Para quem gosta de comer, Tóquio é o paraíso: não faltam aqui opções para todos os gostos e bolsos, do trivial sushi e yakisoba até o bom churrasco brasileiro.

Não é preciso ir muito longe para achar boa comida em Tóquio. Em qualquer esquina você encontra um pequeno restaurante, uma filial de um "sushi-rotativo" (kaiten-zushi) ou um family restaurant. E não se assuste com os cardápios em japonês: a maioria dos lugares dispõe de menus fotográficos ou das famosas comidas de plástico na vitrine. Uma dica é sempre almoçar entre 12h e 14h, quando a maioria dos restaurantes serve um set especial de almoço, que geralmente é farto e barato. Restaurantes pequenos fecham as 15h e só reabrem as 17h para o jantar.

O sushi e o sashimi, tão populares no Brasil, são um pouco diferentes no Japão. Para começar, não existem "combinados". Sushi e sashimi são sempre servidos separados. Também não adianta pedir o califórnia roll, já que a maioria dos restaurantes tradicionais nem conhece essa versão americanizada do sushi. A melhor pedida para apreciar um sushi de qualidade e que não pese tanto no bolso são os restaurantes chamados kaitenzushi, onde por uma esteira rolante no centro do balcão passam os mais variados tipos de iguarias. É só pegar o pratinho e comer. A conta é de acordo com o número de pratos consumidos.

Não perca: algumas iguarias que vale a pena experimentar são o tonkatsu, filé de porco frito à milanesa; o okonomiyaki, espécie de "panqueca" japonesa, feita na chapa, com frutos do mar; shabu-shabu, fatias finas de carne bovina e legumes cozidas em caldo de carne; e o lámen, o popular miojo na sua versão original e não instantâneo, servido em qualquer esquina japonesa.

Dica: achar um restaurante específico em Tóquio é uma tarefa ingrata se você não tiver um mapa ou um morador local disponível para lhe guiar. Uma ótima dica é o site www.bento.com/tokyofood.html. Nele você encontra listagens atualizadas dos melhores, mais populares e até mais exóticos restaurantes da cidade, com mapas e descrições do cardápio, alem do ranking das melhores opções. Além de superorganizado, com listas separadas por área da cidade, preço ou tipo de culinário, esse site é uma raríssima fonte em inglês!

Dicas de quem já foi

Atrações

Cursos Online
UOL Cursos Online

UOL Cursos Online

Todos os cursos