Nápoles

Divulgação/Prefeitura de Nápoles
A Piazza Plebiscito é a maior e mais famosa praça de Nápoles na Itália. O local abriga construções como a igreja de San Francesco di Paola, o Palazzo Reale, o Palazzo Salerno e o Palazzo della Foresteria Divulgação/Prefeitura de Nápoles

Nápoles reserva tesouros artísticos e gastronômicos da Itália em clima caótico, mas fascinante

Existem algumas cidades que criam um vínculo quase simbiótico com seus próprios habitantes. Um cidadão nascido em Barcelona, por exemplo, provavelmente dirá que, antes de ser espanhol, é catalão. O mesmo vale para muitos cariocas ou napolitanos.
 
O movimento revolucionário conhecido como Risorgimento, uma página fundamental da história italiana, terminou em 1870 com a unificação de diversos estados e a declaração da existência de um Reino de Itália. No entanto, mesmo depois de mais de um século, visitar Nápoles significa conhecer um mundo à parte.
 
Capital da região da Campania, Nápoles é a terceira cidade italiana por número de habitantes e, desde a época medieval, é considerada uma das maiores metrópoles europeias.
 
Caótica e fascinante, conserva vestígios de seu passado de colônia grega, de seu domínio pelas civilizações normada, romana, francesa, espanhola e também aqueles da monarquia Bourbon.
 
Muitos turistas cometem o equívoco de não incluir Nápoles em sua visita pela Itália, mas vale lembrar que, desde 1995, o seu centro histórico foi declarado um patrimônio mundial da humanidade pela Unesco.
 
Não é raro que a capital da Campania seja a protagonista de episódios de violência envolvendo a Camorra, a potente máfia napolitana e a criminalidade. No entanto, basta redobrar a atenção para descobrir, sem problemas, o encanto de uma cidade anárquica e atraente, que reúne atrações como o vulcão Vesúvio, igrejas históricas, um imenso patrimônio artístico, belas ilhas nas redondezas e, como se não bastasse, uma irresistível tradição culinária. 
 
A cidade é muito procurada por turistas e tem uma boa estrutura de hotéis, de todos os preços. Alguns dos bairros mais requisitados são Chiaia, Podillipo e Via Toledo, região histórica e conhecida por seus restaurantes. Nápoles é conhecida por ser a cidade da pizza, mas em todas as regiões é possível comer incríveis massas, pratos com peixes e doces. 

Guias e roteiros

Atrações

Dicas de quem já foi

Cursos Online
UOL Cursos Online

Calendário de eventos

abr

Festa della Liberazione

Shows e espetáculos são realizados no dia 15 de abril em vários pontos da cidade para celebrar a data em que os italianos expulsaram os nazistas da Itália.

dez 31

Ano Novo

A Piazza del Plebiscito costuma receber atrações como concertos de música clássica, apresentações de música tradicional italiana e até rock.

UOL Cursos Online

Todos os cursos