Gastronômico

Pubs tradicionais de Londres mostram várias fases da história da Inglaterra

Favoritar

Gostou desse roteiro?

Ricardo Acampora
Da BBC Brasil em Londres

Os primeiros estabelecimentos romanos garantiam ao viajante acomodação, comida e bebida revigorantes. Ao longo dos tempos, os pubs se modificaram, se adaptaram e se diversificaram, criando uma rica variedade em torno de temas comuns, bebida, comida, bom papo e possíveis aventuras e novas amizades.

O termo pub vem de Public House, como esse tipo de estabelecimento é caracterizado, atribuindo a eles um caráter popular e democrático distinto, que difere do de cafés e restaurantes.

Em pequenas cidades e bairros, os pubs desempenham importante função comunitária, servindo de ponto de encontro dos moradores locais, que podem aproveitar o frescor de um almoço ao ar livre no verão e se refugiar do rigor do frio durante o inverno.

Presentes em toda a história da Inglaterra, os pubs tiveram seu apogeu durante a era de prosperidade vivida no reinado da rainha Vitória (1837 - 1901) com a consolidação do império britânico e têm resistido à modernização imposta pelos novos tempos.

A introdução da lei de proibição ao fumo em ambientes fechados (1º julho 2007) fez com que alguns temessem pela extinção dos pubs. Mas os bares se renovaram, instalando telões para acompanhamento de eventos esportivos, criando zonas de acesso gratuito à internet e modernizando o interior com a sofisticação do cardápio para competir com os restaurantes.

Alguns pubs apostaram na originalidade e mantiveram as características mais tradicionais. Atualmente, os inúmeros pubs preservados são exemplos perfeitos das distintas épocas atravessadas pelo país.

Em Londres, se encontram alguns dos melhores exemplares existentes. Se olhados com atenção, podem ajudam a traçar o passado da sociedade local, através de sinais marcantes de cada uma destas eras, presentes em sua arquitetura e ambientes.

Dicas de quem já foi

UOL Cursos Online

Todos os cursos