Topo

Gaby Amarantos adorou os mercados coloridos da Cidade da Guatemala

Raísa Carlos de Andrade

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/10/2014 08h00

Com cenários que preservam o passado e um povo altamente receptivo, a Guatemala tirou o fôlego da cantora Gaby Amarantos. "Fiquei bem impressionada com o que vi. A capital [Cidade da Guatemala] é muito linda", contou.

O tempo no país foi passado principalmente na Cidade da Guatemala, conhecida como "Guate". Gaby reconhece que sua passagem foi rápida: três dias de trabalho e apenas um para absorver um pouquinho da cultura local.

Centro histórico da capital guatemalteca encantou a cantora paraense - Manuela Scarpa/Photo Rio News - Getty Images - Manuela Scarpa/Photo Rio News - Getty Images
Centro histórico da capital guatemalteca encantou a cantora paraense
Imagem: Manuela Scarpa/Photo Rio News - Getty Images

"Foi o dia em que fui passear, observar a arquitetura antiga da cidade. Tem museus, restaurantes, mas é tudo no meio da rua". Ela também adorou o colorido que só a América Central oferece. "A cidade Antigua é a coisa mais legal de se conhecer. Tem o Mercado Municipal, cheio de artesanato, bugigangas e bijuterias. Passei esse dia inteiro lá."

Na grande feira, o clima de negociação impera e é possível comprar maravilhas a preços mais do que justos. Com trajes regionais, as mulheres conhecidas como "cholas" oferecem suas mercadorias e transformam o cenário. "É bem diferente do que eu esperava porque tem muitos costumes típicos até nas roupas das pessoas. Você vê a presença do tradicionalismo, mas tem modernidade também".

A cantora ainda elogiou a gastronomia local, uma verdadeira explosão de sabores. "A comida guatemalteca é muito boa. Um pouco parecida com a comida mexicana, mas com algumas coisas bem próprias. Tudo lá é muito único." De acordo com ela, a Guatemala tem grandes chances de ser o destino de suas próximas férias. "Estou louca para voltar".

COMO CHEGAR:

Não há voos diretos de São Paulo para o La Aurora International Airport, na Cidade da Guatemala. O trajeto é oferecido pelas companhias Copa Airlines, Aeroméxico, American Airlines e United Airlines, que fazem no mínimo uma parada em outro país até pousar em solo guatemalteco.