Helsinque

Cultural

Maria Flor indica passeio por lojas de design em Helsinque, na Finlândia

Favoritar

Gostou desse roteiro?

Raísa Carlos de Andrade
Do UOL, no Rio de Janeiro

Para quem já está cansado de roteiros comuns, Maria Flor recomenda uma ida à Finlândia. A atriz que dá vida à Camila, em “O Rebu”, esteve em Helsinque, capital do país, localizada em uma das partes mais habitáveis da Escandinávia. Embora miudinha, com cerca de 600 mil habitantes, Helsinque é um dos lugares com maior desenvolvimento social do mundo. “É incrível! A cidade é pequenininha, mas é deliciosa. Ela é litorânea, os peixes são incríveis e tem restaurantes maravilhosos”, garante.

Anderson Borde/AgNews - Getty Images
A atriz global diz que a cidade escandinava é "pequena e deliciosa"

Além dos passeios de barco para as ilhas próximas, Maria Flor avisa que é um lugar muito propício para que se fixe o olhar no design. “É um lugar ótimo para ir em galerias de arte, comprar objetos. Tem designers maravilhosos. Quem for, tem que visitar a loja da Marimekko”, indica. A loja de roupas e acessórios possui peças contemporâneas com estamparia única. Outra loja pela qual a atriz se encantou foi a Itala. “São coisas de casa. Louça, porcelana. Super linda!”

A melhor época para visitar o país é no verão, entre maio e setembro, quando os são dias longos e o frio, agradável. Maria Flor programou uma viagem de apenas quatro dias. Pelas proporções da cidade, é tempo suficiente para sentir o clima vanguardista da Finlândia. E se teve algo que não gostou? “Não. Mas tudo que a gente faz vale a pena, né? Mesmo quando não é tão legal”, acredita.

Como chegar

Não existem voos diretos entre Brasil e Finlândia. Portanto, escolha voos com conexões em aeroportos como Frankfurt, Madri, Londres, Amsterdã, Lisboa ou Roma. Também há opções por terra, como os trens que saem de São Petersburgo, na Rússia, e linhas de ônibus da Rússia, da Suécia ou da Noruega. Outra possibilidade de percurso é aquático. O Báltico liga cidades como São Petersburgo, Tallin, Estocolmo e Hamburgo a Helsinque. 

Dicas de quem já foi

Cursos Online
UOL Cursos Online

UOL Cursos Online

Todos os cursos