Aspen

É muito fácil circular por Aspen. Com 9,5 quilômetros quadrados, a cidade oferece um eficiente serviço público de transporte - o RFTA (Roaring Fork Transportation Authority) -, que leva a todos os pontos turísticos, às quatro principais pistas de esqui da região e às atrações localizadas nos arredores.

A região tem quatro montanhas de esqui - Aspen Mountain, Aspen Highlands, Buttermilk e Snowmass - e pelo menos duas atrações nos seus arredores - as estações de águas termais de Carbondale e Glenwood Springs, a cerca de 60 km.

Quem compra ingresso para Aspen Mountain pode usá-lo em qualquer uma das montanhas da região e se locomover com o RFTA. Das 6h da manhã às 2h da madrugada, a prefeitura oferece ônibus gratuito entre as montanhas, que ficam entre 10 km e 20 km de distância. O transporte passa a cada 30 minutos.

Caminhada é a melhor opção para ir de um ponto turístico a outro, dentro da cidade. As distâncias são curtas e as ruas, muito charmosas, com galerias, lojas de luxo, restaurantes, cafeterias e bares. No caso de haver uma tempestade de neve, basta chamar um táxi. Eles não ficam rodando pelas ruas, mas qualquer estabelecimento comercial faz a cortesia de solicitar o serviço para clientes e turistas em geral. 

Como chegar

De avião
A viagem do Brasil até Aspen, no Colorado, envolve pelo menos três voos. O primeiro, com aproximadamente nove horas, vai até uma das cidades norte-americanas que mantêm conexões com o Brasil. Los Angeles, Miami, Nova York, Dallas, Houston e Washington são boas opções. O segundo vai de um desses pontos até Denver, capital do Colorado. O tempo de voo varia de acordo com a cidade. São duas horas de Los Angeles a Denver, e quatro desde Nova York. Só aí é que o passageiro pode embarcar para a pequena cidade do centro-oeste, que fica a 45 minutos de distância.

Aspen é servida por três companhias aéreas - United Airlines, Delta e US Airways. Quem viaja pela United Airlines pode encurtar o trajeto, voando direto de Los Angeles, San Francisco ou Chicago. Quem escolhe Delta pode chegar por Salt Lake City ou Atlanta. Pela US Airways, a única opção de voo direto para Aspen é por Phoenix, no Arizona.

O aeroporto de Aspen fica a aproximadamente cinco quilômetros do centro da cidade. O trajeto pode ser feito de táxi ou de ônibus, que é gratuito e confortável. O ônibus passa na porta de alguns dos principais hotéis, mas, na maioria dos casos, deixa o turista a um ou dois quarteirões de distância.

Algumas das maiores companhias de aluguel de carro também operam no local, mas, a menos que se queira dirigir pelos arredores, o serviço é desnecessário. A prefeitura da cidade oferece ônibus gratuito de uma montanha para outra, das 6h da manhã às 2h da madrugada.

Já quem chegar em Denver e preferir seguir por terra, tem a opção de tomar um ônibus. A companhia que leva do aeroporto de Denver a Aspen se chama RTD SkyRide. Fica no Jeppesen Terminal, Level 5, Island 5. 

Denver International Airport
8500 Pena Blvd, Denver, CO 80249
Tel: 1 (303) 342-2000
www.flydenver.com

Aspen Sardy Field Airport
233 E Airport Rd, Aspen, CO 81611
Tel: 1 (970) 920-5380
www.aspenairport.com 

De carro
O visitante que vai a Aspen sem pressa pode optar por fazer parte do trajeto por terra. No aeroporto de Denver, encontram-se companhias de aluguel de carro e limosines. A Colorado Mountain Service tem shuttles que deixam o turista na porta do hotel em Aspen.

A viagem de carro (360 km) oferece uma bonita vista para as montanhas da Highway I-70. É especialmente bonita de dezembro a março, após várias tempestades de neve terem coberto a região de branco.

Saindo do aeroporto de Denver, deve-se tomar a direção sul na N Vandriver Street. Segue-se até a E 80th Avenue. Depois de 3,5 km, deve-se tomar a E 74th Avenue. Daí, basta seguir a sinalização por mais 18 km até a I-70. Após 272 km nessa rodovia, deve-se pegar a saída 116 e dirigir por mais 1,6 km até a Highway 82, que tem mais 34 km até o aeroporto de Aspen e leva direto ao centro da cidade. As estradas oferecem excelentes condições, mas a 82, em alguns trechos, impõe velocidade máxima de 25 milhas por horas, o equivalente a 40 km/h. 

O único inconveniente da viagem por terra é que, às vezes, as pistas são bloqueadas por causa de nevascas. Vale a pena perguntar as condições do tempo antes de alugar um veículo.

Qual a melhor época para ir?

O clima de Aspen é típico de montanha, frio, ensolarado e com baixa umidade. No verão, a média é de 16 graus centígrados, mas pode chegar até 32 graus à tarde e cair para 10 graus à noite. No inverno, a média é de seis graus positivos, mas há dias em que chega a seis negativos, no centro da cidade. No topo das montanhas, a temperatura é ainda mais baixa.

No verão, turistas são atraídos pelos campeonatos de balonismo, canoagem, camping, pesca, trilhas e outras atividades. Em qualquer época do ano, vale subir até o topo das montanhas e apreciar a vista para os vales e para a cidade.

Informações extras

Sites oficiais
Site do país:  www.usa.gov
Site de turismo do país: www.usa.gov/Citizen/Topics/Travel.shtml
Site do Estado do Colorado: www.colorado.gov
Site de turismo do Colorado: www.colorado.com
Site de Aspen/Snowmass: www.aspensnowmass.com

Consulado do Brasil: não há representação consular do Brasil no Colorado. O Estado está sob a jurisdição de Houston, no Texas. 

Consulado Geral em Houston - Park Tower North, 1233 West Loop South, Suite 1150; tel: 1 (713) 961-3063 / 961-3064 / 961-3065.

O horário de atendimento é de seg. a sex., das 9h às 15h, exceto aos feriados. O setor de assistência a brasileiros funciona nos dias úteis, das 9h às 14h, ou pelo telefone do plantão consular: 1(281) 384-4966. Também é possível enviar e-mails para consular.houston@itamaraty.gov.br - setor de atendimento a brasileiros. 

Idioma: inglês 

Fuso horário: de novembro a fevereiro - inverno nos EUA e verão no Brasil -, os relógios de Aspen marcam cinco horas a menos do que o horário de Brasília. De março a outubro, quando os dois países ajustam seus ponteiros novamente, o fuso cai para três horas. 

DDI:
Códigos de acesso de Aspen: 970

Telefones úteis 
Emergências médicas, incêndio e polícia - 911 

Informações turísticas
Há quatro centros de informação turística em Aspen - todos muito fáceis de encontrar. Um fica no aeroporto, um em um quiosque próximo aos teleféricos -, um ao lado do Opera House e o central, que fica logo depois da biblioteca da cidade. 

Aspen Chamber Resort Association (Agência central) - 425 Rio Grande Place; www.aspenchamber.org.

Visitor Center da Wheeler Opera House - 320 E. Hyman Ave; tel: 1(970) 920-7148.

Guest Pavilion (quiosque) - Esquina da Cooper Avenue Mall e Galena Street.

Aspen/Pitkin County Airport - Tel: 1(970) 920-5380.

Moeda: dólar americano. Veja a cotação em economia.uol.com.br/cotacoes

Visto: para solicitar um visto de turista para os EUA, é preciso acessar o site www.visa-usa.com.br, pagar uma taxa de agendamento de entrevista e comparecer à embaixada. Recomenda-se agendar a entrevista com pelo menos quatro meses de antecedência.

Controle de imigração: conseguir visto de turista não garante a entrada nos EUA. Os oficiais de imigração podem mandar o visitante de volta para casa caso tenham motivos para acreditar que se trata de um terrorista ou de alguém que tem intenção de morar ou trabalhar ilegalmente no país. Ao sair dos EUA, é imprescindível a entrega do formulário I-94, que os passageiros recebem na viagem de ida, durante o voo. Este documento é o comprovante de que o visitante deixou o país dentro do prazo permitido para turistas (até seis meses de permanência). 

Gorjetas: entre 15% e 20% sobre o valor gasto em restaurantes, bares e corridas de táxi ou de limousines. Normalmente, os clientes dão 16%, o dobro do valor do imposto cobrado pelo Estado da Califórnia, que é de 8,5% e que vem incluído nas notas fiscais de qualquer produto ou serviço. As gorjetas nos EUA não são obrigatórias, mas é praxe. Deixar de gratificar pelo serviço é sinal de descortesia.

Voltagem e tomadas: no Colorado, a voltagem mais comum é de 110 volts, mas há hotéis e pousadas que usam também a de 220 volts. As tomadas têm dois pinos planos - um mais largo e outro mais estreito.

O que não pode faltar na minha bagagem? 
Quem visita Aspen não pode esquecer de levar casaco de nylon com capuz na bagagem. Além de proteger contra o vento e o frio, evita que os fios de cabelo congelem durante as tempestades de neve. Óculos de sol, luvas, cachecol e blusas de lã também não podem faltar. É importante beber muita água, usar filtro solar e hidratante labial todos os dias. 

Dicas de quem já foi

Atrações

Cursos Online
UOL Cursos Online

Últimas notícias

UOL Cursos Online

Todos os cursos