Topo

Pontes históricas da Liubliana compõem cenário agitado para os turistas

Amanda Summer Slavin

New York Times Syndicate

11/04/2014 20h47

Liubliana, a capital da Eslovênia, pode estar aos pés de um castelo medieval, mas atrações mais contemporâneas estão a uma distância de caminhada do verdadeiro coração da cidade, as margens do Rio Liublianica. Estudantes ainda se reúnem sob a estátua do amado poeta esloveno France Preseren, à beira do rio, mas muitos seguem para algumas quadras de distância, para uma cadeia abandonada e ex-cinema de filmes adultos que se transformaram, respectivamente, em um albergue jovem badalado e um próspero complexo de filmes de arte. O mais novo ponto de encontro da cidade fica rio acima, além das três pontes históricas conhecidas como Tromostovje: a recém-inaugurada Ponte do Açougueiro, com sua elegante construção com piso de vidro (mulheres com vestidos e saias, cuidado!) conduz os pedestres a um mercado ao ar livre e coberto projetado pelo arquiteto esloveno Joze Plecnik. Como em Florença ou Paris, os liublianos participam de um fenômeno romântico chamado “trancas do amor” - casais prendem cadeados gravados com mensagens no gradil da ponte e jogam as chaves no rio.
 


Cupiterija
Mestni trg 4
386-5-971-2368

Um ponto de encontro favorito entre os estudantes universitários, este bar popular tem um ar de gabinete literário, com molduras douradas nas paredes e uma escultura de vaca em tamanho natural pendurada no teto. Peça uma fatia da torta de castanha (3 euros).


Ponte do Açougueiro (Mesarski Most)
Margem do Rio Petkovsek e Mercado Central de Liubliana

Os planos do arquiteto Joze Plecnik de construir uma ponte nos anos 1930, ligando o Mercado Central à margem do Rio Petkovsek foram engavetados na Segunda Guerra Mundial. Concluída no ano passado, esta passarela dá um toque contemporâneo à visão de Plecnik. Caminhe por seu piso de vidro e granito, admirando as elaboradas esculturas de bronze da ponte, que incluem personagens mitológicos e criaturas do mar e sapos bizarros.
 

  • Chiara Goia/The New York Times

    Vista do rio Liublianica, na Eslovênia


Hostel Celica
Galerija Alkatraz
Metelkova 8
386-1-230-9700
hostelcelica.com
galerijalkatraz.org

Situado em uma antiga prisão, este albergue é na verdade apenas parte de um complexo maior, formado por prédios cobertos de grafite nos quais os jovens liublianos sentam, fumam e discutem política. Jante no restaurante com paredes de vidro do albergue e aprecie a vista do jardim. No Hostel Celica, os quartos (chamados de “celas”, alguns com grades nas portas e janelas) custam a partir de 19 euros.

A Galerija Alkatraz, que abriu em 1996, vizinha ao hotel, exibe obras de jovens artistas locais.


Julija
Stari trg 9
386-1-425-6463

Um bar espelhado, com pé direito alto, domina a sala da frente deste restaurante, criando uma área de jantar aconchegante. No Julija, os clientes podem provar uma nova abordagem para o tradicional goulash com bolinhos de pão (8,90 euros) ou uma massa caseira ao estilo istriano com cogumelos e aspargos (9,90 euros).


Kinodvor
Kolodvorska 13
386-1-239-2213
kinodvor.org

Antes um cinema pornô, em 2003 o Kinodvor foi transformado em um complexo que inclui espaço de exposição, café, livraria e cinema, que atualmente exibe filmes independentes de diretores eslovenos, como Mina Bergant. (Tradução: George El Khouri Andolfato)