O Aeroporto Internacional de Dubai está localizado a 5 km do centro da cidade. Há ônibus e táxis funcionando 24 horas, e também metrô para se dirigir aos polos turísticos. Na cidade, para percorrer os bairros históricos, as avenidas que margeiam as praias e a moderna Sheik Zayed Road, as melhores opções de locomoção são táxis e metrô.

Com dois andares, o ônibus especial Big Bus Tour (www.bigbustours.com) permite ao turista conhecer as distâncias entre as 20 principais atrações, com a facilidade de embarque e desembarque a qualquer momento, com ingressos de 24 horas ou 48 horas, o que agrega economia ao passeio. Outra forma de economizar nos deslocamentos e passear com segurança é contar com os transfers que vários dos hotéis oferecem, da manhã à noite, sobretudo para os shoppings de Dubai.

Como chegar

Avião
A Emirates Airlines (tel: 11-5503-5000, www.emirates.com) tem voos diários de São Paulo para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, sem escalas. A viagem dura 14 horas e 30 minutos, com o voo partindo de madrugada, do Aeroporto Internacional de Guarulhos, e chegando em Dubai à noite. Outras companhias fazem voos com escalas e conexões, em cidades como Londres, Frankfurt ou Paris, o que acrescenta algumas horas à viagem: Lufthansa, AirFrance, Qatar Airways, British Airways, KLM, Alitalia, Swiss International Airways etc.

A empresa Etihad Airways (www.etihad.com) faz a rota São Paulo-Abu Dhabi, emirado vizinho de Dubai. O voo dura 15 horas.

Qual a melhor época para ir?

De novembro a março, as temperaturas ficam em torno de 30°C, suportáveis para passeios ao ar livre, época de liquidações e de importantes festivais esportivos de golfe e turfe. Procure evitar os meses de julho e agosto, o auge do verão em Dubai, com temperaturas em torno de 40°C, da manhã à noite. A vantagem, nesse período, são os descontos nos hotéis e um festival de liquidações nos shopping centers. Durante o Ramadã, época especial para os muçulmanos, que jejuam durante o dia, a rotina de restaurantes e parques temáticos pode sofrer alterações.

Informações úteis

Departamento de Turismo de Dubai: www.dubaitourism.ae
Embaixada dos Emirados Árabes Unidos no Brasil: www.uae.org.br

Idiomas: Árabe (oficial) e inglês

Fuso horário: 7 horas a mais do que o fuso horário de Brasília

DDI: 971 (código de país dos Emirados Árabes Unidos)

Código de acesso da cidade de Dubai: 4

Moeda: Dirham, com valor atrelado ao dólar: US$ 1 equivale a 3,67 dirhams

Documentos necessários para brasileiros: Passaporte e visto

Telefones úteis: Embaixada do Brasil nos Emirados Árabes: Tel: 971 2 632-0606, em Abu Dhabi, www.abudhabi.itamaraty.gov.br

O que não pode faltar na minha bagagem?
Protetor solar, óculos de sol, chapéus e bonés, roupas apropriadas para ingresso em mesquitas e restaurantes sofisticados, garrafa para água, protetor labial, traje de banho, calçados confortáveis, roupas de verão, agasalhos e botas para eventuais noites no deserto.

Dicas de quem já foi

Atrações

Cursos Online
UOL Cursos Online

UOL Cursos Online

Todos os cursos