Não há voos diretos do Brasil para Havana. A opção mais rápida e tradicional é a escala na Cidade do Panamá. Recentemente, a Taca passou a oferecer um voo partindo de São Paulo para Havana, com escala em Lima, no Peru. Não deixe de verificar o número de escalas, pois há alguns voos da Taca também em San José e Quito, além de Lima. É possível também, porém mais trabalhoso, pegar um voo da Avianca, com duas escalas, em Bogotá e San José, ou ir de TAM para Buenos Aires, e de lá embarcar no voo da Cubana de Aviación para Havana. Por causa das escalas (com trocas de avião), o tempo estimado de viagem é de, no mínimo, dez horas. As companhias oferecem voos diurnos para Havana, saindo de São Paulo na parte da manhã, com exceção da Cubana de Aviación, que tem o voo noturno.


O Aeroporto Internacional José Martí conta com três terminais, casas de câmbio, restaurantes e lojas. Está localizado a 15 km sudoeste do centro de Havana. 

Como chegar

Avião:
A opção mais rápida e tradicional é a escala na Cidade do Panamá. Recentemente, a Taca passou a oferecer um voo partindo de São Paulo para Havana, com escala em Lima, no Peru. Não deixe de verificar o número de escalas, pois há alguns voos da Taca também em San José e Quito, além de Lima. É possível também, porém mais trabalhoso, pegar um voo da Avianca, com duas escalas, em Bogotá e San José, ou ir de TAM para Buenos Aires, e de lá embarcar no voo da Cubana de Aviación para Havana. Por causa das escalas (com trocas de avião), o tempo estimado de viagem é de, no mínimo, dez horas. As companhias oferecem voos diurnos para Havana, saindo de São Paulo na parte da manhã, com exceção da Cubana de Aviación, que tem o voo noturno.

Aeropuerto Internacional José Martí
Avenida Van Troy y final, Rancho Boyeros, Havana
Tel: 53  7 2664644
http://www.havana-airport.org/

Qual a melhor época para ir?

No verão cubano, para aproveitar a cidade ao máximo.

Informações úteis

Sites oficiais:
Site do país: www.cubagov.cu
Site de turismo do país: www.cubatravel.cu e www.infotur.cu
Idioma: Espanhol

Fuso horário: 2 horas a menos em relação a Brasília, quando estamos em horário de verão

DDI: 53
Código de acesso da cidade: 7
Telefone de emergência: 106 (polícia)

Informações turísticas :Havana conta com sete pontos de informações turísticas, localizados em Havana Velha, Vedado, Playas del Este e Miramar. Maiores informações estão disponíveis no site: www.infotur.cu ou nos telefones 53 (7) 866-3333 e 53 (7) 863-6884.

Moeda: Há dois tipos de moedas: o Peso Nacional Cubano, também denominado Moneda Nacional (MN), utilizado pela população local, e o Peso Conversível Cubano (CUC), valor de troca para o turista. Cada CUC vale 24 pesos cubanos, aproximadamente.

Câmbio: Em Havana há a Cadeca, que é a Caixa de Câmbio Oficial do Governo, onde é possível trocar dinheiro direto do cartão de crédito ou débito internacional, e o valor debitado é diretamente em reais. Não se esqueça de que em Cuba não se aceita cartões de bancos ou bandeiras norte-americanas, portanto confira a nacionalidade de seu cartão antes de embarcar. Caso queira trocar dinheiro por CUC, leve euros ou dólares canadenses, pois é cobrada uma taxa alta para dólares norte-americanos. O CUC só pode ser trocado em Cuba. Por isso, troque somente o necessário para não voltar para o Brasil com notas cubanas.

Gorjetas: Os cubanos não cobram gorjeta ou serviço, mas é esperado que você deixe algo para eles, já que as gorjetas que recebem por mês costumam superar o valor do salário mensal. É por esse motivo que a maior parte dos cubanos almeja trabalhar com o turismo.

Telefone: Ainda não é fácil conseguir um telefone celular em Cuba. Os celulares internacionais, habilitados para operar em Cuba, funcionam bem, mas fique atento às altas taxas de roaming que são cobradas pelas operadoras.

Internet: É encontrada apenas em hotéis maiores, onde se cobra um valor alto pela hora de utilização.

Segurança: O policiamento é intenso e não é comum ocorrerem assaltos nas zonas mais turísticas, como Havana Velha e Vedado. No entanto, durante a noite é bom evitar as regiões mais pobres e desertas, como Centro Havana e os parques da cidade, principalmente se estiver sozinho.

Voltagem e tomadas: A voltagem costuma ser de 110 volts, mas há algumas tomadas 220 volts. As tomadas são do tipo americano, com dois pinos planos de entrada, porém também é possível encontrar as do tipo europeu, com dois pinos redondos de entrada.

Imigração e visto: Para entrar no país é necessário ter o passaporte válido por pelo menos seis meses e o cartão de turista devidamente preenchido (inclusive com alguma referência no campo "Endereço em Cuba"). O cartão pode ser obtido no Brasil, por meio da Embaixada ou do Consulado Geral de Cuba. É necessário preencher um formulário, disponível no site oficial do consulado (embacu.cubaminrex.cu). Também dá para comprar o cartão pela agência de turismo que estiver programando sua viagem ou mesmo na hora do embarque, no balcão da companhia aérea. O cartão é válido por 30 dias, período que pode ser prorrogado por mais 30 dias. Na imigração, o visto é carimbado e deve ser retornado ao sair do país.

Após retirarem as bagagens, os passageiros devem passar pela alfândega. A principal preocupação dos fiscais é se você está levando presentes para os cubanos, principalmente se o turista for estudante. Câmeras fotográficas ou de vídeo, joias e objetos de uso pessoal têm entrada liberada. Bebidas alcoolicas, medicamentos e dinheiro têm um limite permitido. Eletrodomésticos e livros ou revistas com conteúdo pornográfico são proibidos (para informações detalhada, acessar www.cubatravel.cu/client/information/regulaciones).

Na saída do país, há uma taxa obrigatória que deve ser paga em dinheiro no próprio aeroporto, antes do check-in. Tome cuidado com o excesso de bagagem, pois o limite é de 20kg e não há acordo que consiga anular as altas taxas de multa por quilo extra na mala.

O que não pode faltar na minha bagagem? 
Roupas e calçados leves e confortáveis, trajes de banho, protetor solar, chapéus e bonés são itens recomendados a uma viagem a Havana.

Dicas de quem já foi

Atrações

Cursos Online
UOL Cursos Online

Últimas notícias

UOL Cursos Online

Todos os cursos