Havana tem três regiões principais: Havana Velha, bairro histórico tombado pela Unesco em 1982 onde se pode (e se deve) fazer tudo a pé; Centro Havana, área residencial e comercial da maior parte dos trabalhadores da cidade; e Vedado, que conta com grandes hotéis e as mais agitadas casas noturnas.

Uma forma fácil e rápida de se situar é pelo Malecón, o famoso calçadão que beira o mar de Havana e que está ao norte da cidade. Na região oeste se localiza Vedado, Centro Havana e, no leste, Havana Velha.

Indo de Centro Havana para Havana Velha, pelo Malecón, chega-se a uma grande praça, com a estátua do General Máximo Gómez. Ali começa o Paseo de Martí (mais conhecido como Paseo del Prado), uma avenida com um calçadão no meio que divide Havana Velha e Centro Havana, passa pelo Parque Central e o Capitolio Nacional, e termina no Parque de la Fraternidad. No Parque Central, caminhando para o lado oposto do Capitolio, chega-se à Calle Obispo, a principal ruela para pedestres de Havana Velha. Já em Vedado, a referência principal é a Calle 23 (também conhecida como La Rampa), que corta a região paralelamente ao Malécon, indo de Centro Havana ao bairro de Miramar.

Nos arredores de Havana, na direção oeste, há Miramar, com enormes mansões construídas antes da Revolução Comunista; na direção leste estão Havana do Leste e as Playas del Este (praias do Leste).

Muitas ruas e avenidas de Havana têm dois nomes: o oficial e o popular, utilizado pelos habitantes da cidade. É muito comum, por exemplo, encontrar os nomes antigos em alguns sites relacionados a Havana.

Visite os museus que contam a história da cidade, as praças que reúnem os moradores locais e, pela noite, viva o charme cubano em locais de salsa e outros ritmos típicos.

Conheça as atrações

Dicas de quem já foi

Cursos Online
UOL Cursos Online

UOL Cursos Online

Todos os cursos