A cozinha de Cartagena tem origem popular e inclui frituras, arrozes, sopas e refogados típicos. Uma característica é o uso de elementos doces em pratos salgados: o arroz com coco (queimado, incorporado como um molho; ou branco, mais sequinho, misturado aos grãos) é bem comum, assim como um molho pink para carnes feito com o refrigerante local, Kola Román.

Adriana Terra/UOL
Cocos no Mercado Bazurto, em Cartagena

A mandioca tem destaque nas massas de quitutes, como as carimañolas (saboroso bolinho frito que parece um risole, servido até mesmo no café da manhã), e a banana também é muito popular -- servida amassada e frita, os chamados patacones, ela acompanha diversos pratos.

Como em qualquer cidade costeira, os peixes e frutos do mar são bem consumidos. Ceviche, lagosta, peixes assados ou selados, como o atum e o “pargo rojo” (peixe local muito popular), fazem parte do cardápio.

Entre as bebidas, destaca-se a presença do rum nos drinques, entre eles o mai tai e o el padrino, servidos em diversos estabelecimentos. Sucos de frutas como maracujá, lulo (fruto tropical de sabor cítrico que, por fora, parece um tomate) e graviola (guanábana) devem ser provados. Há ainda a limonada de coco, batida com o leite da fruta, quase uma instituição local.

Dicas de quem já foi

Atrações

Cursos Online
UOL Cursos Online

UOL Cursos Online

Todos os cursos