Santiago - Gastronomia - Guia de Viagem - UOL Viagem

UOL Viagem

Santiago

Sobre o destino Fotos Como Chegar Onde Ficar Agências

Gastronomia



Para quem quer conhecer os pratos típicos do Chile, Santiago é a cidade que consegue reunir todos eles justamente por ser o centro do país e estar concentrada na região de maior densidade populacional. A maioria dos pratos típicos leva mariscos ou peixe entre seus ingredientes. Mas há também pratos com carne e frango.

A Paila Marina é um deles. Espécie de sopa de frutos do mar, é servida com uma grande variedade de mariscos da região como chorito, ameijas e mexilhões, entre outros. Em alguns lugares, vem servida com camarão. O ceviche também é um prato bastante apreciado, geralmente servido como entrada. Leva peixe cru, caldo de limão, cebola e um pouco de pimenta.

Mais popular, o pastel de Choclo também é bastante encontrado na capital. Consiste em uma massa de milho que cobre seu recheio, de frango e pino (carne cozida com cebola). Além disso, há as empanadas, iguaria conhecida internacionalmente. Há dois tipos: a empanada frita em óleo, que se assemelha a um pastel; e a empanada de forno, mais massuda. Experimente a de mariscos.

Outro prato bem típico do Chile é o curanto. Originário do sul do país, consiste basicamente na mistura de mariscos da região, carne de vaca, frango e lingüiça. O interessante é que ele é cozido em poço cavado na terra e envolto em folhas de bananeira, apesar de poder ser preparado em fogão normal. Todos estes ingredientes são colocados em uma sacola de rede -aquelas de feira onde se coloca limão. Vai ainda água e verduras. Vale experimentar.

Existem regiões gastronômicas em Santiago que variam de acordo com o preço e a qualidade. No centro da cidade, o turista vai encontrar preços mais acessíveis que em bairros como Providência, Las Condes e a própria Bella Vista. Na Plaza de Armas, junto a Calle Campañia-Merced, há diversos restaurantes, principalmente na hora do almoço que servem iguarias do dia-a-dia chileno, como pollo com papas (frango com batatas), massas, carnes e peixes. Os pratos costumam ficar expostos na vitrine. Existem também alguns restaurantes peruanos com culinária a base de frutos do mar e molhos picantes.

Se a opção é frutos do mar a chilena, vale dar uma esticada até o Mercado Central. Local de venda de mariscos, peixes e frutas, o mercado tem dois grandes restaurantes tradicionais: o Donde Augusto e o La Joya del Pacífico. Estes dois são os maiores e monopolizam a freguesia de turistas, mas há também outros restaurantes mais populares e com preços mais acessíveis.

A Bella Vista, tradicional bairro boêmio, também aglomera diversos restaurantes por suas ruas, não apenas na calle Pio Nono. Ali há uma qualidade melhor tanto no ambiente como em relação à comida. No verão, as casas costumam botar mesas nas calçadas, o que deixa um clima ainda mais agradável. Os menus geralmente incluem uma carne e uma entrada, além de postre (sobremesa). Vale dar uma circulada pelo bairro.

Bairros com restaurantes mais requintados, como Providencia e Las Condes, possuem uma diversidade enorme. Para informar-se, acesse www.chile.com/tpl/lugar/index.tpl.

Atualizado em Abril de 2010
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro