UOL Viagem

Praia do Rosa

Sobre o destino Fotos Como chegar Onde Ficar Agências

Museus



Casa de Anita Garibaldi - O pequeno acervo da história da revolucionária catarinense, nascida em Laguna em 1821, inclui a cama que compartilhou com o primeiro marido, o sapateiro Manuel Duarte de Aguiar, o 'trono' que servia de vaso sanitário, fotos de seus descendentes e parte das cinzas do corpo, trazidas da Europa. Anita conheceu Giuseppe Garibaldi em 1839, na Revolução Farroupilha. Pegou em armas, engravidou, teve o primeiro filho em meio à guerra e enfrentou cercos perigosos para levar mantimentos e apoio aos rebeldes farrapos. Morreu aos 28 anos, na Itália. Praça Vidal Ramos, s\n, em Laguna. Diariamente, das 8h às 18h. Entrada paga.

Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca - Foi inaugurado em 2003 e funciona como sede do Projeto Baleia Franca. Tem laboratório de pesquisa, exposição de fotos, deque para observação de baleias e alojamentos para pesquisadores. Av. Atlântica, s\n, praia de Itapirubá Norte, em Imbituba, tel: (48) 3255-2922, www.baleiafranca.org.br. Visitação de ter. a sex., das 9h às 12h e das 14h às 18h, e sáb. e dom. das 9h às 12h e das 13h às 18h.

Museu da Baleia - A estrutura lembra a de um galpão e guarda uma memória triste: a matança de baleias no sul do Brasil, por décadas, encerrada em 1973. A antiga armação de Imbituba conserva os tanques originais que transformavam a camada de gordura das baleias em óleo. Nas paredes, painéis recuperam ilustrações da caça às baleias no mundo, começando com os povos bascos. Na história do Brasil, destaca-se a figura de José Bonifácio como pioneiro na defesa dos mamíferos vítimas de arpões. E os arpões estão lá no museu, um deles, a bombilança, com o requinte tétrico da ponta com explosivos. A visão de canhões, arpões e fotos de baleias agonizantes chega a dar engulhos no visitante, especialmente se ele chega ao museu logo após o passeio de bote que deixa ver, de perto, baleias e filhotes circulando livremente no mar. Rua Itajiba, s\n, praia do Porto, tel: (48) 3255-3009. Visitação de ter. a sex, das 13h às 18h, e sáb. e dom. das 9h às 12h e das 13h às 18h.

Museu Anita Garibaldi - A construção do sobrado data de 1747, e ali funcionou o Paço do Conselho. É museu desde 1957. No primeiro piso, destacam-se exposições sobre os sambaquis e a história das populações indígenas da região. No piso superior, a sala bem-iluminada onde foi proclamada a República Juliana, em 1839, durante a Revolução Farroupilha, com a presença do chefe militar Davi Canabarro, que havia tomado Laguna do governo imperial. Anita e Giuseppe Garibaldi se fazem presentes em retratos e objetos de suas aventuras. Praça da República Juliana, s\n, em Laguna, tel: (48) 3646-0533. Diariamente, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Entrada paga.

Atualizado em Abril de 2010
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro