UOL Viagem

Moscou

Sobre o destino Fotos Chegando e Saindo Circulando Onde Ficar Agências

Arredores



Golden Ring Zolotoe Koltso ou Golden Ring é o nome dado a um conjunto de cidades históricas, a nordeste de Moscou, que precederam a atual capital como centro cultural e político da Rússia. Juntas, elas formam um círculo - daí vem a denominação Golden Ring, Círculo Dourado. Todas as cidadezinhas são relativamente perto uma das outras, e você deverá utilizar principalmente ônibus, algumas vezes trem ou carro. Ao longo do caminho você testemunha muito da arquitetura russa dos séculos 12 ao 17, igrejas, monastérios, e um pouco da vida rural russa com, talvez, alguns resquícios da era soviética. O ideal é começar a visita a partir de Moscou até Vladimir e, em seguida, Suzdal, Kostroma, Yaroslavl, Rostov Velikiy, Pereslavl-Zalesskiy, Sergiev Posad, na chamada Rota Clássica, com 678 quilômetros. Para conhecer todas, você precisará de cerca de uma semana.

Atrações e itinerário recomendado: Vladimir, a primeira cidade do Golden Ring, fica a 179 quilômetros de Moscou (2h30-5h em trem ou 3h30 em ônibus) e, curiosamente, é a primeira parada de quem toma a ferrovia Transiberiana. Foi capital da Rússia no século 12. Suzdal (38 km de Vladimir, 1h10 em ônibus) guarda igrejas e monastérios antigos e ainda mantém o clima de uma Rússia rural. Ivanovo (1h20 de Suzdal em ônibus), cidade industrial, é quase o oposto da anterior; é mais um ponto de troca de ônibus no Golden Ring, sem grandes atrativos. Kostroma (a 3h de Ivanovo em ônibus), às margens do rio Volga, tem o Ipatevksy Monastyr (Monastério de Ipatevisky), onde teve início a dinastia Romanov. Yaroslav (2h50 de Kostroma em trem ou 2h em ônibus) foi, nos séculos 16 e 17, o primeiro porto do rio Volga, importante para o comércio com o Oriente Médio e com a Europa. Sua principal atração é o Monastério da Transfiguração. A rústica Rostov Velikiy (a 1h de trem de Yaroslav ou 1h30 em ônibus) chama atenção pela autêntica arquitetura russa que conserva e é considerada uma das mais antigas cidades do país. Pereslavl-Zalesskiy (a 1h10 de Rostov Velikiy em ônibus) famosa por seus monastérios, foi saqueada diversas vezes pelos mongóis e foi onde Pedro, o Grande, construiu seu primeiro barco. Sergiev Posad (1h15 da anterior e a 1h de Moscou de ônibus) guarda um dos mais importantes monastérios da Rússia, Troitse Sergieva Lavra, local de peregrinação.

Espere gastar a partir de ?20-30 em transporte desde Moscou, passando pelas sete cidades e voltando à capital. Para quem desejar ficar por lá, as cidades têm hotéis com preços bem mais baratos do que Moscou e S.Petersburgo, a partir de ?10 em Bed & Breakfast básicos. Muitas agências organizam tours de três dias em média pela região. (Do Guia da Europa)

Atualizado em Abril de 2010
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro