UOL Viagem

Lisboa

Sobre o destino Fotos Vídeo Chegar Circulando Onde Ficar Agências

Bairros


Perder-se pelas distintas regiões de Lisboa é um dos melhores (e o mais barato) dos programas.

Baixa - Zona reconstruída no século 18 depois de um grande terremoto. É uma área bastante comercial. Seu ponto de referência é a rua Augusta, de pedestres, onde estão os principais bancos, as lojas mais famosas e onde fica a praça do Rossio. Por ser uma região de lombadas, elevadores sobem e descem (e o que mais seria?), ligando a Baixa aos bairros vizinhos.

Alfama - Ruas estreitas com escadinhas formam a paisagem desse que é um dos bairros mais tradicionais e antigos de Lisboa -nascido à época dos descobrimentos-, onde prédios típicos alternam-se com igrejas e palácios dos séculos 17 e 18. É o bairro que possui o fado mais característico, tocado em vários de seus bares e restaurantes. Não deixe de ir ao terraço do Largo das Portas do Sol, de onde se tem uma bela vista da cidade.

Chiado - É o bairro mais artístico e cosmopolita de Lisboa, com livrarias, cafés e belos prédios Art Nouveau.

Bairro Alto - Esse charmoso bairro surgiu no século 17 onde viviam os mercadores ligados às rotas marítimas e, como o nome revela, situa-se num dos morros que formam a cidade. Também há muitas casas de fado nessa área que é o centro da vida noturna lisboeta. O melhor é ir a pé para conhecer suas ruas estreitas e íngremes.

Belém - Outro tradicionalíssimo bairro de Lisboa, 6 km a oeste do Rossio; pegue o trem de Cais do Sodré direção Oeiras, ônibus 14 do Rossio ou ainda o bonde (elétrico) 15 da praça da Figueira ou Praça do Comércio. Conserva vários monumentos sobreviventes do terremoto de 1755. (Do Guia da Europa)
Atualizado em Setembro de 2007
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro