UOL Viagem

Jerusalém

Sobre o destino Fotos Como chegar Circulando Onde ficar Agências

Ministério de Turismo de Israel no Brasil/Divulgação

O Museu de Israel
Cidade Nova



Os maiores e mais importantes museus - como também os prédios governamentais - da cidade ficam em sua parte moderna.

Museu de Israel - Se você só puder visitar um museu na cidade, vá neste, que é completíssimo. São vários prédios e, entre eles, um jardim de esculturas com Rodin, Picasso e outros. Vale a pena começar pelo Museu do Livro, em formato de um rolo de pergaminho: é lá que estão guardados os Manuscritos do Mar Morto. Outro ponto alto é a Maquete de Jerusalém, retratando a cidade pouco antes da destruição do Templo. Ela ficava num hotel e foi transferida para lá em 2006. O prédio principal do museu tem um setor bacana com maquetes de sinagogas ao redor do mundo. E a parte de arqueologia é também forte. Por fim, há a ala de arte que também é bacana, especialmente as salas dos impressionistas. Tel. 670-8811, www.imj.org.il. Sábado a quintas, das 10h às 17h, e sextas, das 10h às 14h. Terças, até 21h.

Yad Vashem - O Museu do Holocausto, que conta a história do trágico massacre de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. O prédio principal, reformado recentemente, mistura objetos, painéis históricos, instalações e muitos depoimentos em vídeo de sobreviventes. O Memorial das Crianças é a parte mais comovente, com milhares de luzes e uma locução com os nomes das vítimas. No alto de uma colina, fazem parte do complexo alguns outros memoriais em meio a jardins. Tel. 644-3565, www.yadvashem.org. Domingo a quinta, das 10h às 17h, e sextas, das 9h às 14h.

Knesset - O Parlamento de Israel pode ser visitado aos domingos e quintas, entre 8h30 e 14h30, em visitas guiadas, e é bem interessante. É preciso ligar antes para marcar. Às segundas e terças, das 16h às 19h, é possível assistir a uma sessão. Mas a visita já valeria à pena somente pela incrível tapeçaria de Marc Chagall que decora uma das salas. Na frente do Knesset, há uma menorá que aparece basicamente nas fotos de 99% das pessoas que vão a Jerusalém. É preciso levar passaporte para entrar. Tel. 675-3333, www.knesset.gov.il.

Suprema Corte da Justiça Israelense - Quem curte arquitetura não deve deixar de visitar esse lindo prédio de 1992 projetado pelos irmãos Ram Karmi e Ada Karmi Melemede. Shaarey Mishpat, tel. 675-9612, www.court.gov.il.

Hospital Hadassah - Pode parecer estranho visitar um hospital, mas o Hadassah não é qualquer hospital. Basta dizer que em sua sinagoga estão as famosas Janelas de Chagall. São 12, cada uma representando um dos filhos do Patriarca Jacob, que deram origem às 12 tribos de Israel. Para agendar o tour é preciso ligar para 641-6333 ou 677-6271.

Para crianças


Elevador do Tempo - É aquele tipo de atração turística bem Disney, mas os pequenos adoram. Trata-se de um cinema cheio de efeitos que leva os espectadores a uma jornada por três mil anos de história. 37 Hilel, tel. 624-8381, www.time-elevator-jerusalem.co.il.

Mini Israel - Fica dentro de um kibutz, localizado a uma curta distância de carro de Jerusalém. Mas é passeio obrigatório para quem está com crianças. São cerca de 350 miniaturas das atrações do país inteiros, do Muro das Lamentações ao Jardim do Templo Bahai, na cidade de Haifa. Tel. (08) 913-0000, www.minisrael.co.il.

Atualizado em Setembro de 2011
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro