UOL Viagem

Itu/Salto

Sobre o destino Fotos Como Chegar Onde Ficar Agências

Lugares históricas

 

Em Itu


Igreja Matriz (Nossa Senhora da Candelária) - Construída em 1780, essa bela igreja de fachada com fortes tons amarelados tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico a Artístico Nacional) é considerada a maior expressão do barroco paulista, devido às pinturas e obras talhadas guardadas em seu interior. As reformas feitas nesse templo religioso construído em taipa, localizado no centro da cidade, contam com a assinatura de profissionais importantes como Ramos de Azevedo e Paula Souza, além de abrigar obras de Almeida Júnior. Praça Padre Miguel, s/nº, tel. (11) 4022-0819 / 4023-0638. De seg. a sex., das 6h às 17h, sáb., das 6h às 11h e das 14h às 17; dom., das 11h às 17h. Entrada grátis.

Igreja Nossa Senhora do Carmo - Essa igreja de arquitetura simples, da Ordem dos Padres Carmelitas, abriga obras de Jesuíno do Monte Carmelo, como a pintura no forro do teto em que se encontra retratado um raro anjo negro, trabalho realizado por esse artista e padre de origens africanas. Outro destaque artístico são as imagens sacras talhadas em madeira, conhecidas como Imagens do Triunfo. O local é tombado como monumento histórico nacional. Praça da Independência, tel. (11) 4023-1919. Diariamente, das 8h às 17h. Entrada grátis.

Igreja do Bom Jesus - Construído sobre o mesmo terreno que abrigara a antiga igreja matriz de Itu, esse templo foi inaugurado em 1765 e, desde o início do século 20, é sede do Santuário Nacional do Apostolado da Oração no Brasil. O local possui arquitetura barroca menos elaborada do que a vizinha Igreja da Candelária. Praça Padre Anchieta, s/nº, tel. (011) 4022-3871. Diariamente das 8h às 17h. Entrada gratuita.

Igreja e Colégio de Nossa Senhora do Patrocínio - Outra obra religiosa local leva a assinatura do padre Jesuíno Monte Carmelo, que também era arquiteto e devoto dessa santa que dá nome a essa igreja, inaugurada em 1820. A fama do local veio, em 1859, quando o local começou a abrigar meninas no primeiro colégio feminino de São Paulo. Praça Regente Feijó, 172, tel. (11) 4013-7040. De seg. a sex., das 8h às 11h e das 13h às 17h; sáb., das 15h às 17h e dom. das 14h às 17h. Entrada gratuita.

Igreja Santa Rita - Considerada uma das igrejas mais antigas da cidade, a Igreja Santa Rita foi erguida em forma de capela, em 1728, e preserva até hoje sua arquitetura original. Rua Santa Rita, s/nº. De seg. a sex., das 7h às 11h e das 14h às 17h; sáb., das 8h às 13h e dom., das 8h às 11h. Entrada grátis.

Igreja de São Benedito - A mais nova das construções religiosas de Itu começou a ser construída em 1908, em um terreno doado por um italiano devoto de São Benedito. A obra só foi concluída graças às contribuições (financeiras e de mão de obra) da população local. Rua: Santa Cruz, 600, tel. (11) 4022-4971. De ter. a sex., das 13h às 17h; sáb. e dom., das 8h às 12h. Entrada grátis.

Espaço Fábrica São Luiz - As instalações da primeira fábrica de tecido a vapor do estado de São Paulo abrigam, atualmente, um centro cultural que serve de cenário para uma feira artesanal e exposições artísticas temporárias. Fundada em 1869, a fábrica funcionou até 1982, quando a empresa decidiu fechar suas portas diante da tecnologia moderna que impossibilitava seguir os negócios a vapor. Tombado pelo Condephat e pelo Iphan, o local ainda guarda uma caldeira de 1869. Rua Paula Souza, 492, tel. (11) 4013-4554. Diariamente, das 8h às 18h. www.espacofabrica.com.br

Sobrado de Bento Dias de Almeida Prado - Esse belo casarão central, conhecido como Casa do Barão, foi construído na metade do século 19 e demolido em 1947. Reinaugurado quatro anos mais tarde, o novo espaço já serviu como sede da prefeitura da cidade, secretaria de turismo e, atualmente, abriga uma biblioteca da USP especializada em estudos da cana-de-açúcar e do café. Rua Barão do Itaim, 140, tel. (11) 4023-2525.

Passeio Público Marcos Steiner Netto - É considerado o primeiro passeio público da cidade. Conhecido como Beco dos 4 Cantos, esse calçadão estreito foi construído com varvito, uma rocha da era glacial, em uma época em que as ruas de toda a cidade ainda eram de terra. Entre as ruas dos Andradas e Paula Souza, centro histórico.

Casa Imperial - Embora seja uma residência particular sem possibilidade de visitação, esse casarão faz parte do circuito histórico de Itu por ter hospedado, em 1884, a Princesa Isabel e o Conde D'Eu, fato histórico que garantiu a alcunha imperial à construção. O destaque, pelo menos do lado de fora, é sua fachada bem preservada, a porta de madeira e o batente feito com rocha do tipo varvito. Praça Dom Pedro I.

Em Salto


Igreja Nossa Senhora do Monte Serrat (Igreja Matriz) - No local onde se encontra a igreja matriz da cidade, construiu-se, em 1698, a igreja de Nossa Senhora do Monte Serrat que deu origem a Salto. Um incêndio, em 1935, destruiu por completo o templo e seu principal atrativo, a imagem de Monte Serrat. A obra atual foi construída para substituir o principal atrativo religioso da cidade. Praça Antônio Vieira Carvalho, s/nº. De seg. a sex., das 7h às 18h; sáb., dom. e feriados, das 11h às 17h. Nos finais de semana, o local conta com serviços de visitas acompanhadas por monitores. Entrada gratuita.

Antiga fábrica Brasital - A história desse belo complexo arquitetônico de características inglesas, construído com granito róseo de Salto, começa na segunda metade do século 19, quando chegam as primeiras empresas têxteis à cidade, impulsionadas pelas ferrovias. Conhecida como Júpiter e Fortuna, a fábrica passou a se chamar Brasital, em 1919, em uma época em que centenas de imigrantes italianos moravam na cidade. A empresa funcionou até 1981, quando foi adquirida pelo grupo Santista, que esteve na cidade até 1995. Atualmente, o local abriga as instalações de um centro universitário privado. Praça Antônio Vieira Carvalho, s/nº.

Ponte Pênsil - Localizada às margens do rio Tietê, essa ponte de 1913 foi construída para servir como passagem aos pescadores que ainda podiam tirar sustento das águas limpas de um dos mais importantes rios do estado. Essa construção suspensa é considerada uma das poucas do país que ainda são sustentadas por cabos de aço. Atualmente, o local é um dos principais atrativos turísticos do Complexo da Cachoeira, no centro de Salto. Entrada grátis.

Atualizado em Setembro de 2011
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro