UOL Viagem

Ilha de Boipeba

Sobre o destino Fotos Como chegar Onde Ficar Agências

Praias




Praia da Boca da Barra - Primeira praia da ilha, concentra boa parte das barraquinhas e pousadas de Boipeba. O diferencial dela é o encontro do rio do Inferno com o mar. É de lá também que saem os passeios de barco para outros pontos da ilha.

Praia do Outeiro e das Pedras - Continuação de Boca da Barra, também forma piscinas naturais na maré baixa. Ao final da praia do Outeiro há uma trilha, onde no meio é possível encontrar uma praia menor com algumas variedades de pedras, ideal para fotos.

Praia de Tassimirim - Um dos principais pontos de desova da tartaruga marinha em Boipeba, é também recomendável para o mergulho com snorkel em suas piscinas de águas naturais, que se formam na maré baixa. Possui boa infra-estrutura com barracas de praia que servem pratos típicos como lagostas, bobó de camarão, etc.

Praia da Cueira - Famosa pela lagosta na manteiga, feita em fogão a lenha e servida inicialmente na barraca improvisada de Seu Guido, hoje o prato já se tornou um "hit" também em outras barracas do local. Além da gastronomia, a areia branca, os coqueiros e o rio do Oritibe ao final com seus manguezais completam o cenário bucólico. Atravessando o rio é possível chegar à Praia de Moreré, mas somente na maré baixa e, de preferência, calçado.

Praia de Moreré - Suas piscinas naturais são o principal ponto turístico de Boipeba. A poucos metros da costa, as águas mornas e transparentes repletas de corais convidam a um banho de mar e a prática do snorkel. A grande atração são os chamados peixinhos "capiaçava", que param para comer na mão dois turistas. Para quem tiver fome, é possível se servir de caranguejos, lambretas e camarões em uma espécie de "bar flutuante" sobre as águas. A praia de Moreré é propícia para pequenas caminhadas e, uma vez lá, deve-se guardar lugar no estômago para provar uma iguaria do local: a moqueca de camarão com banana da terra feita em panelas de barro, invenção dos moradores.

Praia de Bainema - Localizada ao final da Praia do Moreré, logo após uma trilha com alguns tipos de árvores frutíferas, é uma praia extensa, deserta e repleta de vegetação densa. As águas, como nas demais praias da região, são tranquilas e há formação de piscinas naturais na maré baixa. Os coqueiros "gêmeos" chamam a atenção, assim como a arte da pesca de camarões-pistola com redes de arrasto, feitas pelos pescadores.

Ponta de Castelhanos - Praia deserta e sem infra-estrutura, famosa por abrigar no fundo do mar os restos do navio espanhol Madre de Diós, que naufragou ali em 1535, batizando a praia. É uma parada recomendável para os adeptos do mergulho, que podem observar os corais, ou simplesmente para quem gosta de nadar em águas quentes. No início da praia está o rio do Catu, com seus manguezais.

Praia de Guarapuá - Pequeno povoado de pescadores que fica a leste da Ilha de Tinharé, o local tem piscinas naturais de encher os olhos, cercadas de recifes de corais. A água é calma e cristalina, ideal para quem deseja tomar um banho de mar relaxante ou até praticar mergulho com snorkel. A praia é tranquila, com poucas barracas e uma enseada repleta de coqueirais.Também não deve ficar de fora a visita a vila em si para conhecer a capela de São Francisco de Assis e a lagoa de Guarapuá, com três quilômetros de extensão e água gelada.

Atualizado em Abril de 2010
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro