UOL Viagem

Fernando de Noronha

Sobre o destino Fotos Como chegar Onde ficar Agências

Museus

 

 

 

Museu da Tartaruga Marinha

Criado pelo Projeto Tamar, o Museu Aberto da Tartaruga Marinha de Fernando de Noronha abriga exposições permanentes dedicadas ao animal, que explicam seu ciclo de vida, as ameaças à sua sobrevivência e características biológicas.  Há também réplicas em tamanho real das cinco espécies que vivem no Brasil e de diversos outros animais marinhos. Alameda do Boldró, s/nº. Tel: (81)3619-1269/1171/3619-1174. Entrada gratuita. Diariamente, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Email: infonoronha@tamar.org.br.  Site: http://www.tamar.org.br/centros_visitantes.php?cod=7

 

Museu dos Tubarões

O espaço dedicado ao animal expõe arcadas dentárias das espécies comuns no arquipélago, até jóias elaboradas com dentes menores e esculturas estilizadas. Quando a maré está cheia, é possível observar pequenos tubarões na orla em frente ao museu, que está situado próximo ao Porto de Santo Antônio, voltado para o mar, exatamente na direção do "Buraco da Raquel". Além de uma loja com suvenires, o local conta também com um restaurante que serve, entre outros pratos, receitas como "bolinho de tubalhau", a "empada de tubalhau" e a "salada de tubalhau", todos feitos com o tubarão seco e salgado. Av. Joaquim Ferreira Gomes, 40 (Porto de Santo Antônio). Tel:  (81) 3619-1365. Entrada gratuita. De segunda à sábado, das 8h30 às 19h30.

 

Museu da Energia

Este museu está situado dentro da Usina Tubarão (de Energia), mas não tem nenhuma relação com o Museu do Tubarão, apesar do nome. É que na época em que foi criado, no início da década de 1980, era moda batizar os empreendimentos com nomes relacionados à vida marinha.  
No espaço está registrado um pouco da história do abastecimento de energia na ilha, passando pelas tentativas do início do século 20, com luz gerada pelos antigos cataventos, e até experimentos atuais, com energia solar, aquecimento solar, energia gerada a óleo diesel etc. Alameda do Boldró, s/nº. Tel: (81) 3619-1156De segunda à quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Sexta-feira funciona das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

Atualizado em Outubro de 2011
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro