UOL Viagem

Dubai

Sobre o destino Fotos Como chegar Onde ficar Agências

Mesquitas



Grande Mesquita - A poucos passos do Museu de Dubai, em Bur Dubai, a maior mesquita da cidade-Estado tem também o mais alto minarete, de 70 metros, que se impõe sobre a paisagem, especialmente nos passeios pelo canal Creek. O prédio original datava do início do século 20, mas foi demolido e reinaugurado em 1998. Permite apenas a entrada de muçulmanos, para rezar.

Mesquita Jumeirah - Gente de todos os credos pode entrar nesta bonita mesquita, erguida nos anos 1970 diante de uma avenida movimentada, em Jumeirah. Mas prepare o figurino para as visitas matutinas guiadas: mulheres e meninas precisam vestir lenços na cabeça, saias ou calças compridas. Homens e meninos podem se apresentar de jeans e camiseta. Nada de bermudas. Durante uma hora e meia, os guias fazem uma introdução às práticas religiosas muçulmanas, falam de Meca, Alá e o Corão, e convidam o público a perguntar. Algumas dúvidas surgem rascantes. Por exemplo: como cumprir a obrigação de rezar cinco vezes por dia em regiões como a Escandiávia ou a Sibéria, onde a luz do Sol dura apenas uma hora ou duas, no inverno? Os guias também se esforçam em apresentar como normal o direito árabe masculino a quatro esposas e a necessidade de as mulheres muçulmanas cobrirem o corpo e o rosto com vestes pretas, quando saem de casa. Protege contra o sol e a poeira, dizem.

O projeto 'Open doors. Open minds' (Portas abertas. Mentes abertas) do Sheikh Mohammed Centre for Cultural Understanding também promove banquetes culturais e passeios ao bairro de Bastakia, além das visitas à mesquita aos sábados, domingos, terças e quintas; tel: (04) 353-6666, www.cultures.ae.

Atualizado em Agosto de 2013
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro