UOL Viagem

Curitiba

Sobre o destino Fotos Como Chegar Onde Ficar Agências

Pedro Ivo Dubra/Folha Imagem

Escultura de olho no Museu Oscar Niemeyer
Museus



Espaço Perfume - Espaço interativo, para ver, cheirar, ler, tocar e também ouvir passagens fantásticas sobre a história do perfume, ao longo dos milênios, contadas em audioguide (em português, inglês, espanhol e alemão). No primeiro piso, salas coloridas apresentam essências egípcias, orientais, européias e brasileiras. A linha do tempo mostra desde frascos ancestrais (de Somália, Grécia, Índia...) até a evolução da indústria e do design no século 20, com raridades de Chanel e Jean Patou, 'autor' de Joy, o perfume mais caro do mundo. Não deixe de conhecer o segundo piso deste museu encantador, com um acervo de jingles e comerciais para a TV de marcas famosas, entre elas um antigo slogan da Gessy: '50 anos a serviço da eugenia (sic) e da beleza!'. Numa sala onde o público deita em poltronas para apreciar a sucessão de aromas, um vídeo vai mostrando os cheiros das fases da vida, passando por pomada, talco, lápis de cor, parafina, protetor solar... Shopping Estação, av. Sete de Setembro, 2.775, tel: (41) 2101-9101.

Memorial de Curitiba - Além dos mirantes, as paredes transparentes também deixam ver a cidade lá fora, os arredores do Setor Histórico, ao mesmo tempo em que Curitiba é narrada ali em exposições de fotos, esculturas, painéis. Rua Dr. Claudino dos Santos, 79, Centro, tel: (41) 3321-3327.

Museu de Arte Sacra - No acervo da Arquidiocese de Curitiba está uma imagem de Bom Jesus dos Pinhais, do século 17. Anexo da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, a mais antiga da cidade, construída em 1737. Largo da Ordem, s/n, tel: (41) 3223-7545.

Museu Ferroviário - Grandes painéis de textos e imagens recuperam a memória das ferrovias brasileiras, com destaque para as paranaenses. A estrada de ferro ligando Paranaguá a Curitiba foi inaugurada em 1885, e seis anos depois, já na República, surgiu o ramal entre Morretes e Antonina. Em 1930, foi fundado o Clube Atlético Ferroviário, depois Colorado Esporte Clube. Shopping Estação, av. Sete de Setembro, 2775, tel: (41) 2101-9202.

Museu Oscar Niemeyer - É o principal museu do Paraná, e um dos maiores do país. Niemeyer projetou o complexo em duas fases: nos anos 60, o conjunto horizontal, de rampas suaves, que passou a abrigar várias salas de exposições temporárias, o café, a loja e o espaço permanente, no subsolo, dedicado à obra do arquiteto. Em 2002, foi construída a torre de cinco andares que sustenta a cúpula com contornos de olho aberto. Recebe nomes importantes das artes visuais nacionais e estrangeiras: em 2008, por exemplo, trabalhos do alemão Kurt Schwitters, do cordelista J. Borges, do fotógrafo Roberto Linsker, do escultor Emanoel Araújo e desenhos de Cildo Meireles. Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico, tel: (41) 3350-4400. www.museuoscarniemeyer.org.br

Museu Paranaense - Foi criado em 1876. O sobrado de piso e paredes centenárias ganhou um anexo para exposição de objetos, móveis, roupas, pinturas, esculturas e mapas que contam a história da formação do Estado. Chama a atenção uma reprodução ampliada do artista José de Miranda, do século 18, que registra o encontro dos indígenas com as expedições paulistas: parece história em quadrinhos. Logo na entrada do museu, vale assistir o documentário O Mundo Perdido de Kozak, sobre as pesquisas do tcheco Vladimir Kozak junto a indígenas brasileiros nos anos 50 e 60. Com seus próprios recursos, o engenheiro imigrante fez valiosos filmes em 16 mm, de tribos inclusive extintas. Ele morreu em 1979. Rua Kellers, s/n, São Francisco, tel: (41) 3304-3300.

Atualizado em Setembro de 2011
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro