UOL Viagem

Cuiabá

Sobre o destino Fotos Como chegar Onde ficar Agências

Gastronomia


Tem influência indígena, utiliza muito a mandioca, o pequi (fruto do cerrado) e a manga. São característicos banana-da-terra ainda verde, farofa e paçoca de pilão, galinhada, frango frito cozido com arroz e uma extensa lista de peixes típicos na região. Não deixe de saborear o pintado, o pacu e o bagre em uma das peixarias famosas da cidade. E cuidado: como diz a frase popular, "quem come cabeça de pacu não sai mais de Cuiabá".

A maioria dos restaurantes fica próxima aos hotéis da avenida Getúlio Vargas e da avenida Historiador Rubens de Mendonça. No antigo Mercado do Peixe, na região do porto, há o Regionalíssimo (tel: 65 3623-6881), que funciona de ter. a dom., das 11h às 14h30, um dos mais tradicionais de Cuiabá. Em 2008, o Guia Quatro Rodas apontou o restaurante árabe Al Manzul (antiga estrada do Moinho, 9 km, tel: 65 3663-2237) como o melhor restaurante do gênero brasileiro. Considerado o restaurante mais antigo da cidade, o Choppão (av. Getúlio Vargas) é ponto de encontro de cuiabanos e turistas e famoso pelo escaldado de frango com ovo, muito pedido durante a madrugada.

A Chapada dos Guimarães oferece algumas opções de restaurantes onde o turista pode comer apreciando a bela vista. Um dos mais famosos é o Morro dos Ventos Restaurante Mirante (acesso pelo km 2 da MT-251 para Campo Verde, estrada do Mirante, km 1, tel: 65 3301-1030), que abriga uma plataforma mirante com uma das melhores vistas da chapada. Um dos pratos típicos é a galinhada. Outra opção bem charmosa dentro da Chácara Morro dos Ventos é o Bistrô da Mata (acesso pelo km 2 da MT-251 para Campo Verde, tel: 65 3301-3483).
Atualizado em Setembro de 2008
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro