UOL Viagem

Cordisburgo e Itabira

Sobre o destino Fotos Como chegar Onde Ficar Agências

Passeios

 

Cordisburgo

Gruta do Maquiné - De grande beleza, a gruta do Maquiné e o principal ponto turístico de Cordisburgo e recebe cerca de 40 mil visitantes por ano. São 650 metros distribuídos em sete salões, cheios de estalactites, estalagmites, colunas, cortinas e represas de travertino. Para completar, a entrada da gruta exibe uma pintura rupestre de milhares de anos. Com boa infra-estrutura para visitação, a gruta conta com guia local, passarelas e iluminação (o que pode tirar a emoção dos mais aventureiros), além de banheiros, estacionamento e restaurantes.

Fósseis de preguiça-gigante e tigre dente-de-sabre, espécimes que viveram na gruta há 600 milhões de anos, foram encontrados pelo naturalista Peter Lund no início do século 19 e levados para a Dinamarca. No passeio, as formações calcárias de milhares de anos lembram desenhos de animais, plantas e rostos. Apesar da grande exploração, Maquiné ainda possui seus mistérios, como um pequeno buraco no chão do qual ninguém até hoje descobriu a profundidade e nem o que possui dentro. Via Alberto Ramos, MG-231 - Km 7, Zona Rural de Cordisburgo. Entrada paga.

Caminhada eco-literária Caminhos do Sertão - Um percurso de quatro a oito quilômetros leva os turistas para dentro das estórias de Guimarães Rosa em pleno sertão. A caminhada eco-literária é um convite ao universo roseano pelo cerrado de Cordisburgo. O passeio conta com músicos, contadores de história e conhecedores da obra de Guimarães.

Durante o caminho, várias estórias são narradas, algumas incluem visita à vereda, conhecida como o oásis do sertão. Além do aprendizado sobre a vegetação e suas particularidades, o passeio oferece um significado mais amplo da obra de Guimarães Rosa. Para agendar, é preciso de um grupo acima de dez pessoas. Passeio pago. Informações por e-mail: caminhosdoser-tao@yahoo.com.br

Zoológico de Pedras Peter Wilhelm Lund - Andar por uma praça enquanto se vê ao lado uma preguiça-gigante de dois metros de altura ou um tatu do tamanho de um hipopótamo não é dos programas mais comuns. O Zoológico de Pedras de Cordisburgo oferece essa experiência através de esculturas de animais do período pleistoceno. A maioria desses bichos vivia na Gruta do Maquiné e seus fósseis foram descobertos pelo dinamarquês Peter Lund. Praça Otacílio Negrão de Lima, Rua Governador Valadares.

Itabira

Caminhos Drummondianos - Drummond levou suas lembranças de Itabira para dentro de muitos poemas, sempre falando sobre casarões, personalidades e paisagens da cidade. Muitos poemas podem ser vistos nas 44 placas de bronze distribuídas pelo município. Trata-se de um imenso museu ao céu aberto, contando, através dos versos, a história da cidade. Com um percurso de aproximadamente sete quilômetros, o passeio pode ser acompanhado de um guia que comenta os detalhes dos poemas e da cidade.

Para o passeio guiado deve-se entrar em contato com a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro, tel.: (31) 3835-2102. fccdadppa@yahoo.com.br

Cachoeiras - As melhores estão próximas à Estrada Real, nos distritos de Ipoema e Nossa Senhora do Carmo. A Cachoeira Alta é uma das mais exuberantes, com uma queda de 70 metros e uma piscina natural de oito metros de profundidade, e requer apenas uma pequena caminhada. Outras cachoeiras muito procuradas são: Patrocínio Amaro (com piscina natural), do Bongue (com uma trilha de 4 km), do Meio (próxima à Cachoeira Alta). No entanto, é bom se preparar. Para chegar a todas elas é preciso passar por alguns quilômetros de estradas de terra com poucas placas e indicações. Distritos de Ipoema e Nossa Senhora do Carmo.

Atualizado em Abril de 2010
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro