UOL Viagem

Chap. dos Veadeiros

Parques



Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros - Criado em 1961, o parque protege uma área de 65.515 hectares, onde podem ser encontrados animais em extinção, como o lobo-guará, a capivara, a ema e o tucano de bico-amarelo, e uma flora característica do cerrado brasileiro. Por lá, o visitante tem ainda a chance de se aventurar por diversas quedas d'água, Saltos do Rio Preto e as Carioquinhas, e grandes formações rochosas. O acesso ao parque é feito pelo povoado de São Jorge, por uma estrada de terra, e só é permitida a entrada de 300 pessoas por dia. Todos os visitantes têm que ser acompanhados por um guia credenciado pelo Ibama, que podem ser contratados em Alto Paraíso ou São Jorge. É possível percorrer apenas uma trilha por dia dentro do parque, por isso, são necessários dois dias para conhecer todas as atrações. Entrada paga. Diariamente, das 8h às 17h. Estrada de terra para Colinas do Sul, 38 km.

Parque Solarion - As atrações são as cachoeiras Anjos (10 metros) e Arcanjos (7 metros), formadas por um córrego que nasce nas proximidades, que saltam de paredões de pedra no rio São Bartolomeu, criando piscinas naturais. A trilha de acesso é rústica e tem trechos íngremes. Entrada paga. Acesso pela estrada do Moinho, 15 km.

Passeios



Ponte de Pedras - O arco de pedra de 30 metros de altura passa pelo rio São Domingos e é acessível por meio de uma caminhada de 7 km, com grau de dificuldade médio. Do seu topo, é possível avistar o final da Chapada.

Vale da Lua - Formado há 600 milhões de anos, o conjunto de rochas coloridas e esculpidas pela erosão das águas do rio São Miguel cria piscinas naturais de águas cristalinas entre buracos e grutas. A caminhada até o local dura cerca de 20 minutos. Acesso pela estrada para São Jorge, 35 km.

Jardim de Maytrea - A planície de relevo suave tem como destaque as veredas e os buritizais. Acredita-se que o local tenha um campo de força magnética. Acesso pela estrada para São Jorge, 22 km.

Sertão Zen - Uma caminhada de 16 km pelo cerrado leva até a nascente do rio Macaco. No percurso, indicado apenas para quem tem melhor preparo físico, é possível observar de cima uma cachoeira de 200 metros de altura. Acesso pela estrada para o Morrão, 4 km.

Cânion 1 e 2 e Cariocas - Após uma caminhada de 4 km dentro do parque nacional, atravessando alguns riachos, chega-se aos cânions e à cachoeira das Cariocas, onde se pode nadar. O Cânion 2, formado por um estreitamento do rio Preto, termina em uma cachoeira.

Poço Encantado - Uma das maiores piscinas naturais da região. No local, uma pequena infra-estrutura oferece lanchonete e banheiros. Acesso pela GO-118, 50 km (sentido Teresina de Goiás).

Águas Termais - Na fazenda Rio Vermelho, um complexo de piscinas naturais tem águas quentes, com temperaturas de até 38°C. Acesso pela estrada para Colinas do Sul, 52 km.

Mirantes



Mirante da Baliza - A uma altura de 1.500 metros, o visitante tem uma visão de 360° das montanhas da chapada. O local é considerado o melhor para observar Alto Paraíso. Acesso pela GO-118, km 162 (sentido Brasília).

Mirante de São Jorge (Areião) - Ao lado da entrada do parque, o mirante tem vista privilegiada da chapada e é ponto de encontro nos finais de tarde. Acesso pela estrada para São Jorge, 40 km.

Morro do Buracão - O mirante, de difícil acesso, tem trilhas íngremes e é uma formação rochosa de quartzito. Acesso pela estrada para São Jorge, 21 km.

Mirante da Baleia - O paredão rochoso, formado por quartzito, chega a 1.510 metros de altura e, do topo, tem vista para o parque nacional. Acesso pela estrada para São Jorge, 20 km.

Mirante do Pouso Alto - Um pouco mais distante, a 17 km de Alto Paraíso, o ponto mais alto do Estado, com 1.676 metros de altitude, é um símbolo de Goiás e fica localizado no morro do Pouso Alto.

Cachoeiras



Saltos 1 e 2 de Rio Preto - Uma trilha de 6 km, dentro do Parque Nacional, leva às duas cachoeiras mais famosas da região. O Salto 1 tem uma queda de 80 metros e uma enorme piscina natural, na qual é permitido nadar; o Salto 2, com 120 metros de queda, não tem locais para banho, apenas um mirante para observação. As águas escuras, com óxido de ferro, são consideradas muito puras, chamando a atenção dos visitantes. O passeio é indicado para pessoas com bom preparo físico.

Cachoeiras de São Vicente (Cataratas dos Couros) - Dentro da fazenda Boa Esperança, uma seqüência de quatro quedas (a mais alta atinge 150 metros) deságua no rio Couros. Para chegar até o local, de difícil acesso, recomenda-se, além de guia credenciado, veículo 4x4. Acesso pela GO-118, 50 km (sentido Brasília).

Cachoeiras do Vale do rio Macaco - Complexo de cachoeiras e cânions cortado pelas águas verdes dos rios Macaquinho, Macaco e Macacão. Para chegar às margens das cachoeiras, é preciso percorrer primeira parte do percurso em veículo 4x4 e, depois, seguir em uma caminhada em terreno íngreme e acidentado. O local é bom para prática de canyoning. Acesso pela GO-118 para Brasília, 49 km (sentido Brasília).

Cachoeiras Almécegas - Na fazenda São Jorge, com 50 metros de altura e 30 metros de largura, a queda d'água Almécegas 1 pode ser vista de cima, após uma caminhada de 20 minutos, ou debaixo, 25 minutos de trilha que levam a piscinas naturais onde é permitido mergulhar. A outra cachoeira do córrego, Almécegas 2, tem 15 metros de altura e é atingível por uma trilha de 5 minutos a partir da 1. A trilha pra chegar ao córrego é íngreme e cercada por campos de flores e buritizais. Diariamente, das 8h às 17h. Acesso pela estrada para São Jorge Fazenda, 10 km.

Salto do Rio Raizama - Formada pelo encontro dos rios São Miguel e Raizama, a queda d'água da Fazenda São Bento tem 40 metros de altura e leva a um poço no meio de cânions. O local é ideal para a prática de canyoning. Diariamente, das 8h às 17h. Acesso pela estrada para São Jorge, 10 km.

Cachoeira da Água Fria - A trilha de 20 minutos, dentro da fazenda Água Fria, leva a uma queda d'água de 50 metros de altura. Na região, cercada por campos floridos, há também uma mina de cristal. Por lá, é possível praticar cascading. Acesso pela GO-118, 12 km (sentido Teresina de Goiás).

Cachoeiras do rio Cristal - Várias pequenas quedas d'água, em seqüência, formando piscinas e duchas naturais, próprias para banho. Acesso pela GO-118, 10 km.

Cachoeira de São Bento - Com 6 metros de altura, formada pelo rio dos Couros, a queda forma uma piscina natural, boa para banho. Em uma das margens há ainda uma caverna semi-submersa. Acesso pela estrada para São Jorge, 10 km.

Festa popular



Todo mês de abril, o povoado de São Jorge comemora o dia de São Jorge e o aniversário da vila com o "Abril a Temporada", evento cultural que reúne festejos tradicionais. A programação costuma contar com eventos religiosos, como missas, novenas e procissões, shows de MPB e forró, exposições de artes plásticas e fotografia, festival internacional de piadas, barraquinhas com quitutes da culinária local, leilões beneficentes e saraus.

Gastronomia

 


A maior parte dos restaurantes da região fica em Alto Paraíso, mas há algumas opções no Povoado de São Jorge também. O cardápio das casas não varia muito (a aposta é quase sempre em comida caseira) e o carro-chefe local é a matula, também conhecida como a feijoada do cerrado. O principal alimento dos campeiros no início do século passado é um prato pesado, cuja receita é à base de carne de sol, lingüiça, pé e pele de porco, lombinho ou carne de lata e feijão branco, tudo refogado e temperado com pimenta verde, cebola, alho e cúrcuma (açafrão da terra) e servido embrulhado em folhas de bananeira. A comida é servida no Rancho do Valdomiro, um restaurante à beira da estrada, na altura do km 19, para o povoado de São Jorge.

Compras



Para quem quiser fazer compras durante a viagem para a chapada, a dica é um passeio por Alto Paraíso. A avenida Ari Valadão Filho, na região central da cidade, concentra boas lojas de artesanato e de artigos esotéricos, como a Paraíso dos Cristais e a Rei dos Cristais. Artesãos podem ser vistos nas ruas de toda a chapada vendendo seus trabalhos.

Atualizado em Abril de 2010
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro