UOL Viagem

Carretera Austral

Sobre o destino Fotos Como Chegar Onde Ficar Circulando Agências

Para quem se locomove em veículos próprios


1) Para viajar pela estrada é necessário, pelo menos, um veículo 4x2. Nada de levar seu querido carrinho 1.0 para se aventurar na lendária estrada chilena. É problema garantido.
2) A velocidade sugerida é de 60 km/h, mas as más condições de alguns trechos exigem do motorista uma atenção redobrada e diminuição da velocidade.
3) Programe-se para não dirigir durante à noite e, se chover, procure abrigo em alguma cidade ou fazenda próximas. Em vários trechos, a estrada é sinuosa e de cascalho, com curvas extremamente fechadas e perigosas.
4) Alguns trechos da estrada são estreitos e construídos para a passagem de apenas um automóvel por vez, por isso reduza na presença de outro carro na direção contrária.
5) Só ultrapasse quando o veículo da frente sinalizar. Caminhões costumam encostar à direita e indicar a passagem com o pisca-alerta.
6) Em boa parte da Carretera não há acostamento. Atenção ao estacionar o carro para fazer uma foto de alguma das paisagens exuberantes que você, certamente, encontrará pelo caminho.
7) Verifique as distâncias que serão percorridas e faça os cálculos da gasolina necessária. Não vai ser nada agradável ficar sem combustível em plena Carretera.
8) Não subestime a estrada. Isso quer dizer, em outras palavras, que você não deve correr e não deve circular com as quatro rodas sobre os montes de rípio solto que se formam ao longo da estrada, pois facilitam a derrapagem. O ideal é dirigir sobre o caminho que já está marcado por veículos anteriores.
9) Em caso de acidente ou falha mecânica, a única alternativa é esperar a passagem de outro motorista que possa avisar os carabineros (a polícia chilena) na cidade mais próxima. Quem dirige pela Carretera costuma ser muito solidário, por isso faça o mesmo se encontrar alguém em condições parecidas.

Para quem vai de ônibus


Não é o meio de transporte ideal para quem quer conhecer, de verdade, o trecho austral do Chile. Os atrativos naturais da região são distantes dos povoados e nem sempre acessíveis com transporte coletivo. Mas se ainda assim você preferir a aventura de conhecer a Carretera em ônibus, lembre-se:

1) Não programe um itinerário com datas muito rígidas. As condições climáticas variam repentinamente e você poderá perder uma conexão importante em algum aeroporto ou terminal rodoviário.
2) Se você pretende percorrer toda a Carretera Austral, ou uma boa parte dela, procure chegar à cidade mais ao sul da estrada e dali ir subindo até o último destino a ser visitado. Isso facilita a sua programação.
3) O melhor local para obter os horários de saída dos ônibus ainda é o balcão de informações de cada empresa. As informações mudam tanto quanto a direção dos ventos patagônicos.
4) As distâncias entre cidades não costumam ser grandes, mas as condições da estrada e o pinga-pinga em povoados intermediários costumam aumentar o tempo de viagem. Por isso, abasteça-se de comida, bebidas e entretenimento para os longos percursos.

Distâncias


Coyhaique, a capital de Aysén, é a maior e mais estruturada cidade de toda o percurso austral. Por isso, viajantes costumam tê-la como base para preparar-se antes da viagem.

Conheça as principais distâncias a partir de Coyhaique:

Puerto Aysén - 65 km
Balmaceda - 55 km
Puerto Chacabuco - 80 km
Puerto Tranquilo - 268 km
Puyuhuapi - 277 km
Cochrane - 462 km
Caleta Tortel - 459 km
Villa O'Higgins - 571 km
Puerto Montt - 675 km

O Camino Austral, como é conhecida a Carretera, pode ser divido em quatro trechos:

Puerto Montt - Chaitén - Tem 205 km de extensão e inclui visita ao Parque Nacional Alerce Andino, uma zona montanhosa de 20 mil hectares localizada ainda na Região dos Lagos, e travessias de barco em Caleta Arena e Hornopirén. Outra opção é tomar os ferries que saem de Puerto Montt em direção a Chaitén. Mas a cidade serve apenas de passagem para quem segue ao sul, devido às atividades do vulcão Chaitén desde maio de 2008. O habitantes de Chaitén, o comércio e os órgãos públicos já se preparam para "mudar" a cidade de lugar.

Chaitén - Coyhaique - 406 km separam Chaitén da capital de Aysén, na Patagônia chilena. Os destaques desse trecho são La Junta, povoado localizado no vale do Rio Palena; Puerto Puyuhuapi, vila de origem alemã famosa por suas águas termais de até 40°C; Parque Nacional Queulat e o Ventisquero Colgante, um glacial suspenso; além de Coyhaique, a maior cidade da região.

Coyhaique - Cochrane - Os 334 km seguintes da Carretera Austral oferecem atrativos naturais impressionantes como as cavernas de mármore do lago General Carrera, o segundo maior da América do Sul; e o Glacial Exploradores localizado no Campo de Gelo Norte. Cochrane é a capital de Capitán Prat e oferece serviços de hospedagem e alimentação. Outro destaque é Puerto Bertrand, região conhecida pela prática de rafting e local onde nasce o rio Baker, um dos mais caudalosos do Chile.

Cochrane - Villa O'Higgins - O maior destaque desse trecho está em um desvio de 25 km: a curiosa Caleta Tortel. No lugar de ruas, passarelas de cipreste conectam as residências locais com o centro da comunidade. Villa O'Higgins é o último destino desse caminho de 1.240 km de extensão que nasce em Puerto Montt e termina próximo ao Campo de Gelo Sul.

Transfers em Coyhaique


Transfer Velázques
Traslado particular para o aeroporto de Balmaceda (1 hora de viagem).
Tel: 56 (67) 250-413, com Andrés

Ivan Taxi
Serviço de táxi para o aeroporto de Balmaceda e tours privados pela região de Coyhaique.
Tel: (9) 7387-858

Hernán Valencia
Tel: 56 (67) 233-030 / 9 -2186-157 / 9 - 8718-505

T y T
Tel: 56 (67) 256-000 / 9 - 3123-939

Aluguel de motorhome


Tel: (56) (2) 258-2000 (Santiago)
www.holidayrent.cl

Aluguel de carros em Coyhaique


Hertz
Av. Baquedano, 457
Tel: 56 (67) 231-648
www.hertz.com

International Rent a Car
Aeroporto de Balmaceda
Tel: 56 (67) 272-220

Aisén Rent a Car
Rua Bilbao, 926
Tel: 56 (67) 231-532

Automovil Club de Chile
Rua Simón Bolivar, 194
Tel: 56 (67) 231-649

Atualizado em Setembro de 2011
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro