Berlim - Guia de Viagem - UOL Viagem

UOL Viagem

Berlim

Sobre o destino Fotos Como chegar Circulando Onde Ficar Agências

Visit Berlim/Divulgação


Descolada, mas sem esquecer seu passado, Berlim, na Alemanha, encanta com seus museus, restaurantes e arquitetura

Arte UOL

Com origens que remontam ao século 13 d.C., Berlim é, para os padrões europeus, uma cidade nova. Mas será que existe algum historiador que não se deleita – e se assusta – ao estudar a conturbada e fascinante trajetória da capital alemã?

Berlim é hoje uma das cidades mais divertidas e sofisticadas da Europa. Abriga arte de vanguarda, discotecas de primeira grandeza, prédios de arquitetura arrojada e uma das mais respeitadas orquestras filarmônicas do mundo. Mas é o seu passado que dará um pano de fundo perfeito para que o turista tenha, na cidade, uma experiência de viagem única no continente europeu.

Comecemos pela história recente: em menos de 70 anos, Berlim foi humilhada na 1ª Grande Guerra, eleita a capital do Terceiro Reich de Adolf Hitler, destruída durante a 2ª Guerra Mundial, transformada em cova de Adolf Hitler sob as botinas soviéticas, fatiada pelas potências vencedoras do conflito, transformada em palanque para um discurso histórico de John Kennedy, dividida por um enorme muro (que dividiu não apenas a Alemanha, mas grande parte do mundo) e alçada a ponto de tensão máximo entre Estados Unidos e União Soviética durante a Guerra Fria.

Por suas ruas passou a nata dos poderosos (nazistas, soviéticos, norte-americanos) e dos serviços secretos (Gestapo, CIA , Stasi) que ditaram boa parte da história do século 20. E tudo isso, além de manchar os anais da cidade, transformou Berlim em um destino histórico inigualável.

A história é recente, e ainda palpável: na cidade, o visitante pode conhecer marcos como o Reichstag (o Parlamento alemão, cujo incêndio, em 1933, ajudou Hitler a subir ao poder), o museu 'Topografia do Horror' (que relata, em minúcias, a história do nazismo), o Muro de Berlim (sua ruínas continuam de pé nas ruas da capital) e o Memorial do Holocausto (uma das obras de arquitetura mais impressionantes de toda a Alemanha).

Além disso, Berlim foi, em um passado mais remoto, o centro político do Reino da Prússia (entre 1701 e 1918), do Império Alemão (1871 a 1918), e exibe antigas relíquias como o Portão de Brandemburgo (inaugurado em 1791), a igreja de São Nicolau (do século 13) e a sinagoga Neue Synagoge, cujo projeto original é de 1866.

Observador do passado durante o dia, o turista pode se transformar em viajante do futuro durante a noite. Uma visita ao Sony Center e à casa de shows Tempodrom, por exemplo, dará ao turista novas perspectivas de arquitetura, enquanto uma noite regada a música eletrônica poderá mudar o conceito de 'balada' na cabeça do mais fanático dos ravers.

Vista do agradável rio Spree ou do alto da Fernsehturn (a torre de TV que é um ícone local), Berlim é uma cidade que não tem a paisagem marcante de Paris ou Londres, mas seu espírito é, sem dúvida, um dos mais vibrantes de toda a Europa. Só resta ao turista levantar a caneca de cerveja e brindar à paz que hoje impera na capital alemã.

 

INFORMAÇÕES E SERVIÇOS


Fuso horário - 4 horas a mais em relação a Brasília

DDI - 0049

Código de acesso da cidade - 030

Telefones de emergência - Polícia, 110, Bombeiros e Ambulância, 112

Site do país - www.deutschland.de

Site da cidade - www.berlin-tourist-information.de

Moeda - Euro

Cotação - Para saber quanto vale o euro, acesse economia.uol.com.br/cotacoes/.

Gorjetas - Não é obrigatório, mas é comum deixar 10% do valor da conta

Embaixada brasileira - Chancelaria - Wallstrasse 57 - Berlim. Fone (30) 726-280, www.brasilianische-botschaft.de, brasil@brasemberlim.de.

Consulado-Geral - Berlim: Wallstrasse 57, fone (30) 7262-8600

Atualizado em Novembro de 2011
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro