UOL Viagem

Amsterdã

Sobre o destino Fotos Como chegar Circulando Onde ficar Agências

Praças e áreas



Dam - Ponto nevrálgico e praça central de Amsterdã, também conhecida como Dam Square. É onde ficava o mercado e a antiga catedral, Nieuwe Kerk, erguida no século 15, mas reformada várias vezes ao longo dos anos www.nieuwekerk.nl. Hoje é sede de exposições e eventuais ocasiões importantes, como a coroação dos reis da Holanda. Abre das 10h-18h, quintas 10h-22h, entrada às vezes gratuita, conforme o evento. Também na praça localizam-se o Koninklijk Paleis (Palácio Real), construído entre 1648 e 1655, eventualmente aberto para exposições - www.koninklijkhuis.nl; o museu de cera Madame Tussaud's (veja em Atrações/Museus) e o Nationaal Monument, obelisco de 22m erguido em homenagem aos mortos da Segunda Guerra. A caminhada pela Damrak, a agitada rua entre a Dam e a Centraal Station, a estação de trem do século 19, com uma belíssima fachada, é percurso clássico.

Leidseplein e Rembrandtplein - Tradicionais praças e pontos de referência de Amsterdã, com bares, restaurantes e uma vibrante vida noturna. Deverão estar em algum trajeto seu a pé pela cidade. Da Rembrandtplein, veja a Bridge of 15 Bridges, onde você pode supostamente admirar 15 pontes ao mesmo tempo (se visualizar metade sinta-se feliz).

Jordaan - Bairro típico de Amsterdã, situado entre os canais de Lljnbaansgraacht e Prinsengracht (onde fica a Casa de Anne Frank), repleto das casinhas características, ruas estreitas, lojinhas, brechós, galerias, mercados de rua, bares e pequenos restaurantes, com agradáveis mesas na rua durante o verão.

Red Light District - Quem já não ouviu uma história sobre uma rua em Amsterdã onde prostitutas ficam expostas numa vitrine? Na Holanda, deve-se saber, a "mais antiga das profissões" é licenciada e paga imposto. Nesse bairro, as moças alugam janelas em casas de família para expor seus dotes (algumas, é verdade, a falta deles) para os transeuntes holandeses e turistas na esperança de fechar negócio. Há policiais à paisana por toda parte, e o máximo de desconforto é ter de aturar eventuais e inofensivos vendedores de haxixe. OK, não dê bobeira e fique tranqüilo, pois a área, a duas ou três quadras ao leste da Damrak, é segura, mesmo durante a madrugada. E, se você está curioso em saber quanto custa a diversão, as moças costumam informar "fifty euros: fuck and suck" (se você sabe inglês, que bom, pois nós não vamos traduzir...). (Do Guia da Europa)

Atualizado em Abril de 2010
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro