UOL Viagem

Amã

Sobre o destino Fotos Como chegar Circulando Onde ficar Agências

Arredores



Jerash - Depois de Petra, Jerash é o destino preferido dos turistas na Jordânia. Com razão. As ruínas desta cidade romana estão muito bem preservadas - há quem diga que em melhor estado que diversas atrações da capital italiana. É um excelente programa de um dia a partir de Amã, a 50 quilômetros. Passear pelos portais, teatros e ruas de pedra que ainda preservam as marcas deixadas pelas bigas romanas que passaram por ali há mais de 2 mil anos é voltar ao tempo. Uma época em que cerca de 20 mil habitantes moravam em torno da cidade protegida por muralhas, considerada o centro administrativo, comercial e religioso de Jerash. Logo na entrada, o visitante se depara com o imponente Arco de Adriano, de 13 metros de altura, construído no ano de 129 em homenagem ao imperador Adriano. O roteiro segue com o hipódromo, construído entre os séculos 1 e 3, onde eram realizados eventos esportivos e corridas de bigas. Hoje, no recinto, são feitas simulações de técnicas de combate romano, lutas de gladiadores e corridas de biga, com atores devidamente trajados. O show acontece diariamente, ao meio-dia, e tem entrada paga (www.jerashchariots.com). Outros destaques em Jerash são a imensa Praça Oval, adornada por 56 colunas jônicas, e o teatro sul. Construído entre os anos 81 e 96, ele tem uma acústica perfeita. Do alto de suas 32 fileiras de assentos oferece uma vista panorâmica de toda a cidade romana. Caso programe a viagem para julho ou agosto, vale conferir se está acontecendo o Festival de Jerash, com apresentações artísticas em palcos montados nas ruínas. Para chegar a Jerash, da estação de Abdali, em Amã, saem ônibus e microônibus que deixam os visitantes na estação de Jerash, a 15 minutos a pé da cidade histórica. Diariamente, das 8h às 16h de outubro a abril e até as 19h de maio a setembro, tel: 962 (2) 635-1272. Entrada paga.

Ajlun - Distante cerca de 30 quilômetros de Jerash, a cidade pode ser combinada em um passeio de um dia com a visita à cidade romana. A principal atração da cidade é o castelo Qala'at ar-Rabad. Construído entre os anos de 1184 e 1185 sobre o monte 'Auf, a 1252 metros de altitude, ele era um ponto estratégico da defesa islâmica contra os ataques das Cruzadas. Monte 'Auf, tel. 962 (2) 642-0115 (escritório de turismo de Ajlun). Diariamente, das 8h às 16h de outubro a março e até as 19h de maio a setembro.

Monte Nebo - Um dos principais destinos de turismo religioso na Jordânia. Localizado a 9 quilômetros de Madaba, o monte onde Moisés teria visto a Terra Prometida tem boa estrutura para receber aos turistas. Entre as atrações, há um belíssimo mosaico do ano de 530 com cenas de caça, a igreja comemorativa de Moisés e um pequeno museu. Mas elas são apenas um aperitivo para o ponto alto do passeio: o mirante de onde se vê a aclamada Terra Prometida, um vale que se estende até o Mar Morto, Jericó, o rio Jordão e Jerusalém. Uma placa ajuda os visitantes a identificar cada ponto. Geralmente, os tours de turismo religioso combinam o passeio com a visita ao local onde Jesus teria sido batizado, no rio Jordão. Para chegar ao Monte Nebo, a melhor opção é pegar um táxi desde Madaba e combinar com o taxista um horário de volta. Turismo de Madaba, tel. 962 (5) 324-5527, tourism@mota.gov.jo. Aberto das 7h às 17h de outubro a abril e até as 19h de maio a setembro. Entrada paga.

Atualizado em Agosto de 2013
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro