Valparaíso

Valparaíso é uma ótima cidade para se apreciar a variedade de frutos do mar da costa do Chile. Aqui você não vai encontrar endereços requintados, mas vai ter a seu dispor uma comida bem feita, criativa e também popular, desde os pratos com mariscos até os peixes da costa e, claro, as empanadas.
 
A paila marina é um desses pratos. Espécie de sopa de frutos do mar, é servida com uma grande variedade de mariscos da região. Entre eles, chorito, ameijas e mexilhões. Em alguns lugares, vem servida com camarão. O ceviche também é um prato bastante apreciado, geralmente servido como entrada. Leva peixe cru, caldo de limão, cebola e um pouco de pimenta.
 
Há também o chupe de mariscos, outro prato bastante popular. Além disso, há as empanadas. Há dois tipos dessa iguaria internacionalmente conhecida: a empanada frita em óleo, que se assemelha a um pastel; e a empanada de forno, mais massuda. Experimente a de mariscos.
 
Outro prato bem típico do Chile é o curanto. Originário do sul do país, consiste basicamente na junção de mariscos da região, carne de vaca, frango e lingüiça. O interessante aqui é que se cozinha em um poço cavado na terra e envolto em folhas de bananeira, apesar de poder ser preparado em fogão normal. Todos estes ingredientes são colocados numa sacola de rede, como aquelas de feira em que vêm os limões. A receita ainda leva verduras. Vale a pena provar.
 
Há algumas regiões na cidade onde se encontram restaurantes que servem estas iguarias. A começar pelos mercados, tanto o mais antigo, Mercado Puerto, como o Mercado Cardonal. O Mercado Puerto tem uma arquitetura bastante interessante que passa no momento por revitalização. O primeiro andar tem vários "comedores" com preços acessíveis, ambiente popular e comida boa. Diferentemente de outras cidades da América do Sul, o ambiente é limpo e alegre. Vale a pena visitar e comer por lá. O Mercado Cardonal segue mais ou menos o mesmo estilo, porém com um pouco mais de sofisticação. O local é mais bem cuidado e é o centro de abastecimento da população de "Valpo".
 
Há também diversos restaurantes na parte mais antiga da cidade, com ambiente típico de cidade portuária --boias penduradas, pinturas nas paredes, cores fortes, balcões em estilo antigo e, às vezes, portas e tetos que lembram a barcos. Procure as Calles Cochrane e Blanco e também a Avenida Errázuris: há diversos deles para escolher.
 

Dicas de quem já foi

Atrações

Cursos Online
UOL Cursos Online

UOL Cursos Online

Todos os cursos