Ecoturismo

Em Barra Bonita, turista pode conhecer o lado despoluído do rio Tietê

Favoritar

Gostou desse roteiro?

Maristella do Valle
Do UOL, em Barra Bonita *

Quem passa quase todo dia pela Marginal Tietê, em São Paulo, nem sempre se dá conta que aquele mesmo rio de águas paradas, fétidas e descoloridas ainda tem porções límpidas, até mesmo aproveitadas para turismo, em outros pontos do próprio Estado de São Paulo. Uma das cidades que ainda têm esse privilégio é Barra Bonita, a cerca de 300 km da capital paulista.

No próprio centrinho turístico da cidade é fácil encontrar, mesmo nos dias de semana, adultos e crianças com as varas de pescar mergulhadas no rio. A cena do cotidiano barra-bonitense, ao mesmo tempo poética e prosaica, transmite uma sensação de tranquilidade, principalmente para os paulistanos acostumados com o caos da Marginal Tietê no fim da tarde: os pescadores despreocupados nem sequer levantam os olhos para observar a movimentação da bela ponte Campos Salles ou dos barcos de turismo atracados à margem do curso d'água.

A ponte, construída em 1915 com uma estrutura de metal importada da Alemanha, liga Barra Bonita à cidade de Igaraçu do Tietê, localizada bem pertinho da famosa eclusa José Bonifácio de Andrada e Silva, simplesmente a atração mais popular da região. Inaugurada em 1962, foi a primeira da América do Sul a ser explorada turisticamente. Embora antigo, esse elevador navegável ainda fascina os turistas que vencem 26 metros de desnível de água em 12 minutos. A brincadeira acontece durante os passeios de barco, que só funcionam para os turistas comuns aos sábados, domingos e feriados - nos outros dias, grupos e escolas podem agendar a navegação.

  • Divulgação/www.estanciabarrabonita.com.br

    Ainda há quem pesque em alguns trechos do rio Tietê

Alguns desses passeios incluem almoço a bordo ou até mesmo DJ, o que dá um tempero extra à navegação. O único problema é que a eclusa costuma fechar de dois em dois anos justamente em janeiro, época de férias (e de entresafra da soja, escoada pelo sistema para São Paulo). De todo modo, é recomendável telefonar para as empresas de navegação antes de sair de casa. A falta da eclusagem nem sempre é motivo para cancelar o passeio, porém os turistas ansiosos por conhecer a obra hidráulica podem se decepcionar se ela estiver parada.

Os passeios saem de uma região denominada pelos locais como "orla turística", que tem inclusive um calçadão para os transeuntes observarem a movimentação de pescadores e barcos. Do outro lado da rua desse calçadão, há mais Tietê, agora de maneira teórica, explorando as informações pedagógicas que cercam o rio. Trata-se do Memorial do Tietê, um museu localizado dentro do pequenino Barra Shopping. Mantido pela ONG Mãe Natureza, mostra a história e a geografia do rio por meio de maquetes, fotos, painéis e restos de embarcações. É curioso observar a diferença do nível de poluição nas amostras de água de cidades como São Paulo, Barra Bonita e Saleisópolis (onde fica a nascente do curso d'água).

Depois desse banho de informações, um programa muito apreciado pelos visitantes é dar uma voltinha pela praça de artesanato da cidade, localizada exatamente entre o shopping e outra praça, a Dr. Tatinho. Ela é o lugar ideal para adquirir lembrancinhas como quadros de madeira com dizeres engraçadinhos, bolsas, bonecas, panos de prato, peças de cerâmica (uma das riquezas econômicas da cidade, aliás)... E o mais animador para quem viaja mesmo de segunda a sexta: a feirinha funciona todos os dias da semana, e não só sábado e no domingo como acontece com os passeios de barco.

  • Divulgação

    A Praça da Rotatória homenageia as três principais atividades econômicas da cidade

Satisfeitas aquelas cócegas do consumo, é hora de dar uma espiada no pequeno Museu Municipal Luiz Saffi, com peças bem curiosas, como uma cadeira de dentista da década de 1950, lampiões de ferro e uma máquina fotográfica de 1885, época da fundação do então povoado de Barra Bonita (que de cara ganhou esse nome por causa do córrego que passava pelo local).

O museu está instalado no antigo prédio da estação de trem da cidade, erguido em 1929 em estilo inglês e usado para sua função original até 1966, quando a linha foi desativada. Ele fica na Praça Dr. Tatinho, que tem a forma de um grande barco e, por sua vez, fica em frente aos guichês de vendas de passeios de barco.

Todas essas atrações turísticas de Barra Bonita podem ser exploradas em menos de um dia e por isso pode valer a pena escolher um meio de hospedagem que também tenha atividades para passar o tempo da família toda. Um deles é a Fazenda Água Sumida, que tem campo de futebol, quadra de badminton, piscina com quadra de biribol, trilhas para caminhadas na mata ciliar e cavalos para andar.

Também o Hotel Estância Barra Bonita conta com boa infraestrutura de lazer, incluindo um parque aquático com dez piscinas e toboáguas, monitores com atividades separadas por faixa etária e uma fazendinha na qual os hóspedes podem tomar leite tirado diretemante da vaca e andar a cavalo. Durante as cavalgadas, é possível avistar a barragem da represa bem de perto. Ela está realmente logo ali e só não dá para conferi-la praticamente à sua margem por causa das cercas e do portão trancado.

Informações turísticas

www.estanciabarrabonita.com.br

Atrações

Igreja Matriz São José - Praça São José, 10. Aberta apenas nos horários de missa: sábados às 18h, e domingos, às 7h30, 9h e 19h. Tel: (14) 3641-0359.

Memorial do Rio Tietê - Av. Pedro Ometto, 425 (andar superior do Barra Shopping). Aberto das 10h às 17h aos sábados e domingos e durante a semana apenas quando a cidade está com bastante movimento de turistas. Tel: (14) 3641-3425. Entrada gratuita. www.maenatureza.org.br

Museu Histórico Municipal Luiz Saffi - Praça Dr. Tatinho, 79. Aberto de terça a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 17h, sábado e domingo, das 8h às 17h. Tel: (14) 3641-2888. Entrada gratuita.

Passeio de barco - Navegação Fluvial Médio Tietê (Rua Ana Ricci Biliassi, 204, tel: 14/ 3641-2422; www.barrabonitasp.com.br); Primar Navegações e Turismo (Avenida Pedro Ometo, s/no, 14/3641-3992; www.primarnavegacao.com.br); Navegação Novo Oriente (Praça do Teleférico, tel: 14/3642-1588; www.xumbury.com.br). Nas três empresas os passeios são pagos e só acontecem nos sábados, domingos e feriados. Nas duas primeiras, as saídas são às 9h30, às 13h e às 14h30. Na terceira, às 9h e às 13h.

Praça do Artesanato - Na Avenida Pedro Ometto, entre o Barra Bonita Shopping e a Praça Dr. Tatinho e defronte à Praça da Juventude. Funciona diariamente, das 9h às 18h.

Teleférico - Praça do Teleférico. Funciona sábados, das 12h às 19h30, e domingos, das 8h às 20h. Passeio pago.

Como chegar

De carro Quem sai de São Paulo deve trafegar pela Castello Branco (SP-280) até a saída 210, logo após o quarto pedágio, de Itatinga. Ali o motorista pega a Rodovia Professor João Hipólito Martins (SP-209) e, após uns 20 km, na saída 20B, entra na Marechal Rondon (SP-300), onde fica quase 30 km até chegar à estradinha que leva à cidade (a SP-255), na saída 274A, na cidade de São Manuel. No total, são quase 300 km.

De ônibus - Os veículos da Viação Santa Cruz (11/3868-5995, www.gruposantacruz.com.br) partem do Terminal da Barra Funda, em São Paulo, e demoram quatro horas para chegar a Barra Bonita.

Onde ficar

Em Barra Bonita

Fazenda Água Sumida
Estrada para Santa Maria da Serra, km 6
Tels: (11) 4063-9962, (14) 9128-9601, (14) 3642-9381
www.fazendaaguasumida.com.br

Hotel Estância Barra Bonita
Estrada da CESP, s/no
Tels: (14) 3604-1400 (hotel); (11) 5053-1400 e 0800-7021400 (reservas)
www.barrabonita.com.br

Hotel Turi
Rua Amantino Tadeu Godoy, 227
Tel: (14) 3641-0510
www.hotelturi.com.br

Em Igaraçu do Tietê

Hotel Maravilha
Praça Coronel Joaquim Ribeiro, 621
Tel: (14) 3644-2660, 3644-2755
www.hotelmaravilha.com.br

Igaraçú Palace Hotel
Rua Irmãos Périco, 50
Tel: (14) 3644-1272
www.igaracupalacehotel.com.br

Panorama Park Hotel
Av. Praia Maria do Carmo Abreu Sodré, s/no
Tel: (14) 3644-1165
www.panoramaparkhotel.com.br

* A jornalista Maristela do Valle hospedou-se a convite do Hotel Estância Barra Bonita

Dicas de quem já foi

Cursos Online
UOL Cursos Online

UOL Cursos Online

Todos os cursos