Topo

Pizza, sushi e massas são itens essenciais do menu degustação de São Paulo

Renata Gama

Do UOL, em São Paulo

23/01/2014 20h11

Cosmopolita que é, São Paulo esbanja mesas que seguem e ditam tendências gastronômicas das mais variadas especialidades. Algumas casas são comandadas por chefs com projeção internacional, como Alex Atala, do restaurante D.O.M.. Na lista de "mais-mais", reconhecidos em rankings de melhores do mundo, ainda figuram Attimo, Maní, Epice e Fasano. Você pode eleger apenas um deles para conhecer, mas se o objetivo é "turistar" em São Paulo, não deixe também de seguir o caminho dos clássicos: uma cantina no Bixiga, um japonês na Liberdade e, claro, uma bela pizza.

Experimentar uma redonda em São Paulo é quase um ritual de iniciação obrigatório para forasteiros. A pizza tem até data especial em sua homenagem por aqui: 10 de julho que, aliás, em 2014 será um dia após a semifinal da Copa, em jogo disputado na capital paulista. O prato que se tornou uma instituição paulistana pode ser degustado em mais de seis mil pizzarias na cidade. Mas, para uma experiência especial, a dica é buscar as casas tradicionais. Castelões, 1900 e Esperanza são as mais famosas. Nessa última ainda vale experimentar o pão de linguiça.

Tem dicas e fotos de São Paulo?
Mande pra gente!

As casas italianas são outra parte importante do menu degustação da cidade. As cantinas mais tradicionais estão no Bixiga, região da Bela Vista que concentrou imigrantes italianos. Sabor, tradição e simpatia podem ser encontrados na Roperto, uma das mais renomadas e Capuano, tida como a mais antiga; e Conchetta, que vale por toda sua alegria. Lá, o dono Walter Taverna anima os visitantes cantando a “Tarantela” e batucando com tampas de panela todos os finais de semana à noite.

No centro da cidade, o sabor italiano também se mantém na rua Avanhandava, onde estão a imperdível Famiglia Mancini, com seus gigantescos e saborosos pratos, e a cantina Gigetto. Nas proximidades, na Avenida Ipiranga, também fica o famoso Terraço Itália, restaurante famoso pelo cardápio sofisticado e por sua vista impagável do horizonte paulistano.

Outra colônia de imigrantes marcante na história e nos cardápios de São Paulo é a japonesa. O bairro da Liberdade é seu principal reduto. Nos finais de semana, os visitantes podem degustar alguns pratos típicos como yakissoba, tempurá e guioza, na Feira da Praça da Liberdade.

Nos arredores da feirinha, o turista encontra vários exemplares de pequenos restaurantes, com decoração oriental, balcão e mesas, que servem sushi, sashimi e lámen. Alguns possuem salas com tatami, como o Yamaga, do chef Toshiso Nonogushi, japonês de Kyoto, famoso por suas criações de tempurá, udon e o missoshiro com pedaços de tempurá crocante. O Sendai, na rua da Glória, é outro restaurante conceituado que atrai fãs da culinária japonesa tradicional em busca do clássico sabor oriental do sushi e sashimi.

As comidinhas dos bares e restaurantes da Vila Madalena trazem descontração ao cardápio paulistano. Bolinhos de arroz crocantes por fora e cremosos por dentro, saborosos sanduíches de carne de panela, apetitosas picanhas na chapa e a suculenta feijoada dão samba nas mesas dos boêmios, entre um bom papo e um chope. Filial, São Cristóvão,  Salve Jorge, Posto 6 e a Feijoada da Lana estão entre as paradas clássicas do bairro.