Topo

Aproveite o dia para visitar pontos históricos e museus a pé e de metrô

Renata Gama

Do UOL, em São Paulo

23/01/2014 20h30

Para conhecer os principais pontos históricos do centro de São Paulo com calma, invista ao menos dois dias. A cidade oferece interessantes roteiros gratuitos guiados de bike ou caminhadas noturnas. Mas, para quem gosta de conhecer os locais internamente, a melhor forma é ir por conta. Escolha um fim de semana, quando há menos movimento, e experimente aventurar-se combinando trechos a pé e de metrô. Na Linha Azul (Norte-Sul), os pontos turísticos ficam no entorno das estações Luz, São Bento, Sé e Liberdade. Na Linha Vermelha, entre Sé, Anhangabaú e República.

Perto da estação Sé, as paradas imperdíveis incluem a Catedral e a Praça da Sé, importante reduto de manifestações culturais e sociais, e o Pateo do Colégio, onde a cidade nasceu há 460 anos. Há um pequeno museu de arte sacra no local dedicado aos jesuítas e a igrejinha de Padre José de Anchieta está restaurada e aberta a visitações. Uma caminhadinha a partir daqui leva ainda ao Largo do Café, onde está o prédio do Banespa, cuja torre oferece uma vista privilegiada do centro da cidade.

Tem dicas e fotos de São Paulo?
Mande pra gente!

No entorno da estação São Bento fica o Mosteiro São Bento (onde aos sábados de manhã é possível ouvir os monges cantando). Uma paradinha no clássico Café Girondino vale a pena. A região ainda é próxima da Rua 25 de Março, reduto de comércio popular, e do Mercado Municipal, onde o turista vai encontrar, além de frutas, sucos e empórios com produtos raros, boas opções de restaurantes para almoçar ou sanduíches como o clássico de mortadela e o bolinho de bacalhau para petiscar.

Na Luz, as paradas são nos museus: a Pinacoteca do Estado e o Museu da Língua Portuguesa. Na Liberdade, a atração é a feirinha de artesanato e comidas típicas, além dos restaurantes tradicionais. Entre as estações Anhangabaú e República estão também o Teatro Municipal, a Galeria do Rock e o edifício Copan. Para almoçar, uma opção na região é Terraço Itália, com sua vista privilegiada de São Paulo, e a rua Avanhandava, que concentra cantinas italianas, como a famosa Famiglia Mancini. Fora do centro, mas também acessível de metrô, está o MASP, na Avenida Paulista.