Natureza

Igarapés

Favoritar

Já esteve neste lugar? Avalie e envie sua dica

Eduardo Vessoni/UOL

Os barcos que saem do Terminal Fluvial Turístico oferecem passeios por canais de Santarém que são alimentados pelas águas escuras do rio Amazonas, como os igarapés dos Padres e o Açu (a ligação direta com o Amazonas). As excursões deixam o rio Tapajós, o principal curso d'água da região, costumam passar pelo Igarapé-Açú, um canal do rio Amazonas a 2 km da cidade formado por belas imagens típicas da região amazônica com fauna e flora abundantes.

Programe a sua saída em um horário próximo ao fim de tarde para apreciar o espetáculo do pôr-do-sol sobre as águas doces de Santarém e a revoada de aves que costumam frequentar as ilhas locais no período de cheia dos rios. Não deixe de desembarcar no impressionante banco de areia, formado pelo acúmulo de sedimentos arenosos trazidos pelo próprio rio Amazonas, localizado em frente à cidade.

Alguns trechos dessa "ilha" costumam ter áreas de várzea (setor, temporariamente, submetido às inundações do Amazonas e seus influentes), mas pisar sobre esse pequeno deserto sobre o Amazonas é uma das experiências mais inusitadas na cidade.

Serviço
Os passeios pela região, com duração de 1h40, devem ser contratados nas agências locais, uma vez que se trata de uma área residencial preservada e com acesso controlado.

Dicas de quem já foi

Atrações

Cursos Online
UOL Cursos Online

UOL Cursos Online

Todos os cursos