Théo Azevedo/UOL
Vista do alto da Pedra Redonda é um convite à contemplação da cadeia de montanhas que adorna Monte Verde Théo Azevedo/UOL

"Ar europeu" é principal característica de Monte Verde

Paixão à primeira visita. Cercada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira, Monte Verde conquista os turistas instantaneamente graças ao seu "ar europeu", caracterizado por baixas temperaturas, paisagens exuberantes e clima romântico. O charmoso vilarejo, que fica no distrito de Camanducaia, cidade do Sul de Minas Gerais, está a 1.500 metros de altitude e atrai, principalmente, casais em busca de sossego. Mas também é um destino para toda a família por oferecer uma boa estrutura de hotéis e pousadas, várias opções de ecoturismo e ótimos restaurantes.

Monte Verde é ideal para passar um fim de semana ou um feriado prolongado, mas o tom hospitaleiro típico do povo mineiro faz o turista ir para casa com a promessa de voltar logo, quem sabe para ficar uma semana ou então passar as férias. Afinal, há muito para se ver: morros, pedras, picos e belíssimas casas em estilo europeu.

Não é de se admirar que Monte Verde tenha surgido da busca de imigrantes europeus por uma região com características próximas a de seus países de origem. A primeira colônia a se fixar foi a da Letônia, liderada por Werner Grinberg, juntamente com sua esposa Emília Lejasmeijers Grinberg, em 1936. O nome do vilarejo, por sinal, tem origem no pioneiro: é, na tradução para o português, Verde ("Grin") Monte ("Berg").

O trekking (ou caminhada) é a melhor maneira de conhecer a região, que tem oito trilhas principais. E nem precisa ter fôlego de atleta: a trilha que leva ao topo da pedra conhecida como Chapéu do Bispo, que fica a 1.955 metros de altitude, leva cerca de 1h e deixa o turista literalmente "nas nuvens", para não falar da vista estonteante.

O passeio pelas trilhas também pode ser feito pilotando quadriciclos, aventura que é devidamente monitorada por profissionais e pode durar até quatro horas. Mesmo mountain bikes, jipes, motocicletas, 4X4 e, claro, cavalos, também estão disponíveis para aluguel em Monte Verde. Aliás, no vilarejo está o aeroporto mais alto do Brasil, que fica a 1.600 metros de altitude; de lá, saem aviões de pequeno porte para voos panorâmicos que vão até Campos do Jordão.

Passar um dia em Monte Verde é viver uma série de experiências: respirar o ar puro das montanhas, usufruir um contato muito próximo da natureza, provar sabores sofisticados e lançar-se em aventuras repletas de emoção. Tudo isso fica ainda muito melhor com o friozinho das montanhas, o crepitar da lareira e, principalmente, uma boa companhia.

Atrações em destaque

Fotos de quem já foi

Dicas de quem já foi

Cursos Online
UOL Cursos Online

Calendário de eventos

UOL Cursos Online

Todos os cursos