Renata Gama/UOL
Lagoa Verde e Praia do Amor, em Ilha Grande Renata Gama/UOL

Com natureza preservada, Ilha Grande é destino certo para quem busca aventura

A Ilha Grande, localizada no litoral sudoeste do Rio de Janeiro, no município de Angra dos Reis, é uma das preciosidades do país. A natureza preservada (e protegida por lei), o clima rústico, as histórias e lendas locais e as paisagens fascinantes que combinam enseadas, rios, lagoas, cachoeiras, costeiras, planícies, ilhas, mata exuberante e montanhas fazem com que o visitante entre na barca de retorno ao continente com a sensação de estar atravessando um portal e voltando a um mundo menos emocionante do que aquele que acaba de deixar para trás.

Ao todo, a ilha tem 193 km² de área, a maior parte dela coberta por densa mata atlântica. Tem contorno acidentado com 34 pontas, sete enseadas e 106 praias. Mar e mata se combinaram durante os séculos para criar recantos paradisíacos, alguns inatingíveis, outros acessíveis somente por barco ou mesmo por trilhas. Ao seu redor, outras ilhas emolduram sua beleza e quase todo o seu entorno possui praias aptas à visitação.

Pela manhã, o cais de turismo da vila do Abraão, a "capital" de Ilha Grande, é um agito só, com o movimento de turistas chegando e partindo para seus passeios.

Vilas e povoados se espalham pelas praias de todo o entorno, das quais se destacam as da vila do Abraão, de Provetá, da vila de Dois Rios, de Praia Grande de Araçatiba, de Aventureiro, Lopes Mendes, Saco do Céu, Bananal, da Praia da Longa, Ubatuba, Passa-Terra e Parnaioca.

Não há agências bancárias na vila. O jeito é partir do continente com uma quantia em dinheiro que achar suficiente. Por conta disso, muitos estabelecimentos trabalham com cartões de débito e crédito.

Hoje, a ilha ganha fama por conta de suas belezas naturais, mas num passado recente ficou nacionalmente conhecida por abrigar dois presídios destinados a condenados por crimes comuns e também para presos políticos, como Graciliano Ramos e Fernando Gabeira.

Chegou a ser apelidada de "Alcatraz brasileiro". Por sorte, a beleza falou mais alto e, atualmente, os sinais desse passado estão em ruínas e suas lembranças fermentam as histórias que o povo conta.

Sem dúvida, a cultura da Ilha Grande está repleta de lendas e histórias, mas as mais belas você irá carregar ao partir com a sensação de que precisa voltar e deveria ter reservado mais dias para conhecer esse grande paraíso.

Guias e roteiros rápidos

Atrações em destaque

Fotos de quem já foi

Dicas de quem já foi

Cursos Online
UOL Cursos Online

UOL Cursos Online

Todos os cursos