Leonid Streliaev/Divulgação
Vista do portal de entrada da cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul Leonid Streliaev/Divulgação

Gramado investe em eventos para atrair visitantes

Principal destino turístico do Rio Grande do Sul, a cidade de Gramado investe na fantasia de suas festas periódicas para atrair os visitantes e fazê-los retornar. A cada ano, surpresas se mesclam à tradição de eventos como o Natal Luz, a Festa da Colônia, o Festival de Cinema e a Chocofest (na Páscoa), quando a cidade “troca de roupa” com a decoração das ruas e convida os turistas a uma programação cultural, gastronômica ou ambas.

Todas as idades se divertem. Em tempos recentes, à fantasia de criaturas mágicas como Papai Noel agregou-se um sonho adulto de consumo: pilotar uma Ferrari. Ou um Porsche, um Lamborghini, automóveis disponíveis para test-drive em distâncias a partir de 8 km. Para 2013 está prevista a inauguração da primeira pista coberta, no Brasil, de esqui na neve.

Gramado fica a 120 km de Porto Alegre, tem cerca de 32.000 habitantes e criou fama de destino romântico graças ao clima frio e à beleza dos jardins de hortênsias azuis. A história da colonização cita portugueses, alemães e italianos, mas para a imagem turística sobressaem as marcas germânicas como a casa bávara da Aldeia do Papai Noel, os pinheiros importados do Lago Negro, as fachadas que imitam o estilo enxaimel da arquitetura.

Na gastronomia, os cafés coloniais, o fundue suíço e os chocolates também ajudaram a caracterizar a cidade como um lugar aconchegante, que dá prazer aos sentidos, sensação de conforto que a rede hoteleira aprimora com lareiras, piscinas térmicas, jardins impecáveis. Tanta organização não começou ontem: a força das festas comunitárias tem mais de 50 anos em Gramado. O Festival de Cinema completou 40 anos em 2012.

Dois parques temáticos inaugurados em anos recentes são o Parque Gaúcho e o Parque Terra Mágica Florybal, este em Canela. O primeiro tem caprichada cenografia das lides do campo em retrospectiva desde o século 17, quando teve início o ciclo da erva-mate, e suas visitas guiadas destacam a relevância de indígenas guaranis e dos tropeiros na formação do Estado.

Quem viaja até Gramado não pode deixar de conhecer também atrações distintas nas redondezas: o Vale dos Vinhedos, a partir de Garibaldi ou Bento Gonçalves, e a região dos cânions em Cambará do Sul.

Guias e roteiros rápidos

Atrações em destaque

Fotos de quem já foi

Dicas de quem já foi

Cursos Online
UOL Cursos Online

UOL Cursos Online

Todos os cursos