As praias de Bertioga atraem visitantes mais pela tranquilidade da região e serviços oferecidos do que pela beleza de suas águas. São muitos os concorrentes naturais mais ao norte, mas a cidade lota nos finais de semana e períodos de férias.

Além das areias e do mar, a cidade oferece outras opções de lazer e passeio para os visitantes. Na região da praia da Enseada, na área central, vale a visita ao Forte São João, à Casa de Cultura e ao Parque dos Tupiniquins.

Das muitas trilhas locais, destacam-se a das Torres (de dificuldade moderada, dá acesso a uma cachoeira de 40 metros escondida na Serra do Mar que forma uma piscina natural), a da Água (trilha seca dentro do mangue em área particular do Sesc Bertioga) e a Histórica (do Canal de Bertioga às ruínas da Ermida de Santo Antonio do Guaibê).

É impossível ir até Bertioga e não passar pela Vila de Itatinga, construída em 1910 para abrigar os funcionários da primeira hidrelétrica brasileira e que hoje é um verdadeiro passeio de volta ao tempo.

Outra atividade bastante procurada é a navegação em canoas canadenses que começa nas águas claras do Rio Jaguareguava (onde é possível avistar diversas bromélias e umbaúbas que alimentam a rica fauna da Mata Atlântica) e que segue pelo Rio Itapanhaú, mais largo e de águas profundas e escuras que alimentam os manguezais de suas margens.

A visita à tribo Tupi Guarani Rio Silveira é uma alternativa para um contato com a cultura indígena, onde é possível conhecer a origem do artesanato local e também ver apresentações musicais e de dança.

O que o público indica

Dicas de quem já foi

Cursos Online
UOL Cursos Online

UOL Cursos Online

Todos os cursos