A gastronomia de Belém tem cara própria, mas também há restaurantes que privilegiam cardápios de comidas internacionais, como a oriental e a italiana. Entre as comidas mais regionais pode-se destacar o pato no tucupi. Original dos índios do Pará, o pato fica de molho num preparado que leva vinagre, sal, limão, cebola e alho. Depois ele é assado e, posteriormente, cozido no tucupi, caldo da mandioca braba. Leva a famosa planta Jambu, que dá uma certa dormência à boca.

Outro prato típico do local é a maniçoba. A base da comida é a maniva, uma planta que, depois de ser moída, necessita ser fervida durante sete dias com sal. Depois disso, são acrescidas carnes como chouriço, carne seca, costelinha de porco e vísceras de boi. Come-se com farinha. Há, ainda, outros pratos típicos como o Açaí com Peixe e Tacacá, uma espécie de sopa de tucupi acrescida de camarão e jambu.

Dentre as principais regiões gastronômicas de Belém se destacam a Estação das Docas, onde quase todos os restaurantes servem bufês, a região da Cidade Velha e a avenida Docas.

Dicas de quem já foi

Atrações

Cursos Online
UOL Cursos Online

UOL Cursos Online

Todos os cursos