Cornelio Junior/Prefeitura de Barretos
Entardecer em Barretos, no interior de São Paulo Cornelio Junior/Prefeitura de Barretos

Barretos, a capital country do Brasil, abriga a maior e mais tradicional festa do peão da América Latina

Situado a 429 km de São Paulo, Barretos é um dos municípios mais ricos do Estado. Fundada por mineiros em 1854, a cidade já foi conhecida como a Capital do Gado e hoje é um dos principais pólos da indústria agropecuária paulista. Não é à toa que é sede da maior festa de rodeio da América Latina.

O dia-a-dia em Barretos é calmo e o ar pacato de cidade do interior prospera até nas avenidas mais movimentadas. Para conhecer os principais pontos turísticos, quase todos localizados próximos à Praça Francisco Barreto, basta um bom par de tênis no pé e coragem para enfrentar o sol e o calor. Mesmo no inverno, a cidade tem dias bem quentes. A pedida para se refrescar entre uma atração e outra é parar em uma das inúmeras sorveterias espalhadas pela cidade.

Após passear pelo centro, a parada obrigatória é o Parque do Peão. É por lá que se pode ter uma ideia da grandiosidade do evento que atrai milhares de pessoas para Barretos no mês de agosto. Os visitantes têm acesso a todas as áreas e, apesar de grande parte dos espaços ficarem fechados na maior parte do ano, vale a pena dar uma olhada na rica infra-estrutura do local.

É inevitável entrar no clima country de Barretos --até as cabines de telefone público têm forma de chapéu de cowboy!--, mas isso não é algo negativo. Para aproveitar a cidade, basta se deixar levar pela cultura sertaneja e descobrir as surpresas que ela oferece.
 

Atrações em destaque

Fotos de quem já foi

Dicas de quem já foi

Cursos Online
UOL Cursos Online

Calendário de eventos

UOL Cursos Online

Todos os cursos