Uma viagem de três ou quatro dias fornece um bom panorama da região dos cânions do Sul do Brasil e deixa a vontade de voltar lá. As trilhas mais fáceis e conhecidas, como as que levam aos cânions de Itaimbezinho e da Fortaleza, podem ser decididas no mesmo dia, e realizadas com ou sem a ajuda de guias.  Para percorrer trajetos mais longos ou complicados, como a trilha do rio do Boi, as piscinas do cânion Malacara e a caminhada de três dias para o Cânion Josafaz, é necessário planejar com antecedência, contar com a sorte das boas condições climáticas e contratar um guia, em agência ou na Associação de Condutores Locais de Eco-Turismo de Cambará do Sul.

Além das trilhas nos cânions, a programação diurna, em geral, inclui cavalgadas, passeio de jipe até a Cachoeira dos Venâncios e esportes radicais como rapel e mountain bike. O almoço e o jantar são ocasiões importantes para repor as energias. À noite, os visitantes se dedicam à gastronomia, aos vinhos, caminham pelas ruas e praça centrais ou se acomodam diante da lareira de hotéis e restaurantes para, enfim, descansar as pernas.

Compras

Roupas de inverno - Viagens a lugares frios como Aparados da Serra podem rechear as bagagens com um figurino especial de luvas, cachecóis, gorros e meias, eventualmente produzidos com a lã pura da ovelha, nas cores marrom, branco, bege. As trilhas nos cânions também incentivam a comprar botas, bonés para proteção solar, capas impermeáveis contra a forte neblina.

Artesanato - No artesanato local, destacam-se os apetrechos para o chimarrão, a bebida típica: cuias e bombas para sorver o líquido quente de erva-mate. As lojas também exibem miniaturas dos bichos da região, selvagens ou domesticados, como gralhas, quatis, cavalos e ovelhas.

Mel – A cidade de Cambará do Sul se apresenta como “a capital do mel” no Rio Grande do Sul  e a fama se expande com um toque de exotismo. Numa inusitada cor branca, ou quase, o mel local chama a atenção no café da manhã servidos nos hotéis e pousadas. Agências de receptivo vendem o produto e também organizam visitas guiadas a apiários.

Conheça as atrações

Dicas de quem já foi

Cursos Online
UOL Cursos Online

UOL Cursos Online

Todos os cursos