Chegar ao município de carro pode ser muito útil para o deslocamento na região. Mas muitos atrativos podem ser visitados a pé em caminhadas, de bicicleta ou a cavalo. Um veículo 4X4 também é indicado, pois o acesso a alguns lugares pode ser complicado nos dias de chuva. É recomendável contratar um guia local, pois os caminhos têm bifurcações e a chance de se perder é grande.

Como chegar

De carro
De São Paulo (368 km) – Há duas formas. Pela Fernão Dias (BR 381) siga até o entroncamento da BR 267 e depois vá sentido Juiz de Fora até chegar a Aiuruoca. Pela Via Dutra (BR116) vá até Cachoeira Paulista, siga as placas para Passa Quatro e Caxambu e no entroncamento da BR 267 siga no sentido para Juiz de Fora até chegar a Aiuruoca.

Do Rio de Janeiro (329 km) – Pela Via Dutra (BR116) vá até Engenheiro Passos e siga as placas para Itamonte, Pouso Alto e Caxambu. No entroncamento da BR 267, siga no sentido Juiz de Fora até chegar a Aiuruoca. Outra opção é a BR-040 até Juiz de Fora, depois pela BR 267 até Aiuruoca.

De Belo Horizonte (416 km) – Siga pela Via Fernão Dias (BR 381) até Campanha e pegue a BR 267 sentido Juiz de Fora, passando por Cambuquira e Caxambu até chegar a Aiuruoca. Ou então a BR-040 até Juiz de Fora e depois a BR 267 até Aiuruoca.

De ônibus
O município é servido pelas companhias de viação Cidade do Aço, Cometa, Sandra e Santa Cruz. É necessário entrar em contato com as empresas para saber o ponto de venda de passagens.

Qual a melhor época para ir?

A melhor época para se visitar o município é a temporada de seca, principalmente entre os meses de maio a setembro. Entre abril e agosto o tempo fica mais firme, mas os termômetros despencam durante a noite. Os meses de novembro a março são os mais quentes e chuvosos, o que pode atrapalhar os passeios.

Informações extras

Prefeitura Municipal de Aiuruoca: www.aiuruoca.mg.gov.br
Aiuruoca SRV: www.aiuruoca.srv.br
Fundação Matutu: http://fundacaomatutu.wordpress.com
GEA - Grupo Ecológico de Aiuruoca: www.ajuru.com.br/gea/index1.htm
Aiuruoca MG: www.aiuruocamg.com.br

Código de acesso da cidade (DDD): 35

Tomadas/energia elétrica: 110V

O que não pode faltar na minha bagagem?
 
Sapatos confortáveis para caminhada, botas ou calçados para prática de trekking, protetor solar, repelente, chapéu ou boné, capa impermeável (temporada de chuva) e agasalho (inverno).

Dicas de quem já foi

Atrações

Cursos Online
UOL Cursos Online

UOL Cursos Online

Todos os cursos