Guilherme Andrade/UOL / Arquivo MMA Ecoturismo Pousada Ajuru
Cachoeira dos Garcias e Pico do Papagaio, em Aiuruoca Guilherme Andrade/UOL / Arquivo MMA Ecoturismo Pousada Ajuru

Paraíso do ecoturismo, Aiuruoca preserva a natureza no sul de Minas Gerais

Aiuruoca é um antigo arraial minerador de 1706 que atrai hoje muitos turistas em busca de sua natureza exuberante, que favorece caminhadas e trilhas, mas também o descanso em meio a cenários de singular beleza.

Um dos principais atrativos é o Pico do Papagaio, uma imponente formação rochosa de 2.100 metros que dá origem ao nome da cidade, que vem dos termos em tupi ajuru (papagaio) e oca (casa).

O maciço de pedra está protegido pelo Parque Estadual da Serra do Papagaio, uma área de 22.917 hectares que reúne vegetação típica de mata atlântica, cerrado e mata de altitude e uma rica fauna que inclui tucanos, lobos-guará e onças.

Essa biodiversidade se espalha ainda pela APA (Área de Preservação Ambiental) da Serra da Mantiqueira, que abrange cerca de 50% de Aiuruoca. Dentro dela está o Vale do Matutu, a 17 quilômetros da cidade.

Em Aiuruoca quase todo o relevo é montanhoso e acidentado, com apenas 5% de terrenos planos. A região conta com mais de 80 cachoeiras e ribeirões, destacando-se o rio Aiuruoca, com a nascente mais alta (e provavelmente gelada) do país e a maravilhosa cachoeira do Tombo, com acesso a pé a partir da cidade.

Um animado carnaval sacode a cidade uma semana antes do resto do Brasil. A tradição começou na década de 1930, com a proibição da festa na data oficial, pois segundo o então pároco Monsenhor Nagel, o período deveria ser aproveitado para vivências, reflexões e orações. Mas generoso, ele permitiu sua realização na semana anterior, criando um diferencial que atrai desde então cada vez mais foliões.

Guias e roteiros rápidos

Atrações em destaque

Fotos de quem já foi

Dicas de quem já foi

Cursos Online
UOL Cursos Online

Calendário de eventos

dez 08

Festa de Nossa Senhora da Conceição (padroeira da cidade)

ago 14

Aniversário do município

fev

Carnaval antecipado de Aiuruoca

UOL Cursos Online

Todos os cursos