A locomoção em Aruba é prática e rápida, muito também por conta do tamanho da ilha. O trecho entre as duas cidades mais importantes do país, Oranjestad e San Nícolas, é feito em meia hora de carro.

No centro de Oranjestad há ônibus regulares disponíveis que levam à área dos resorts e a San Nícolas. Apesar de ser utilizado majoritariamente por locais, aos poucos os turistas têm aproveitado a eficiência e os preços mais baixos da linha de ônibus de Aruba. Há pontos de táxi por todo o país e os preços são tabelados - tanto que não há taxímetro nos veículos.

Para ter mais flexibilidade na programação, alugar um carro é uma boa opção. Caso queira desbravar praias menos turísticas e mais remotas, é aconselhável alugar um veículo 4x4, pois poderá se deparar com alguns trechos de estradas que não são adequados para carros comuns. Entre as vantagens, carteiras de motorista internacionais e estrangeiras são aceitas e o estacionamento é gratuito em toda a ilha.

Não descarte ainda a possibilidade de alugar uma moto para passear pela ilha, nem que seja por apenas um dia. Com uma carteira de motorista válida, é possível alugar desde lambretas até modelos da Harley Davidson (bastante procurada por turistas).

Como chegar

Avião
Não existem voos diretos do Brasil para Aruba, sendo necessário realizar escala ou conexão em outra cidade antes de chegar ao destino final. Os pontos de conexão mais comuns são Miami, Bogotá, Panamá e Caracas. No Aeroporto de Aruba é possível encontrar diversas locadoras de automóveis e empresas de transfers, bem como táxis e parada de ônibus.

Aeropuerto Internacional Reina Beatrix
Tel: (297) 524-2424
www.airportaruba.com

Navio
Aruba é uma das principais paradas de cruzeiros em viagem pelo Caribe. No Porto de Aruba há dois modernos terminais e uma estação de ônibus logo em frente.

Porto de Aruba
L.G. Smith Blvd. 23
Tel: (297) 582-6633
www.arubaports.com

Qual a melhor época para ir?

É muito raro pegar mau tempo em Aruba. Por ali, a temperatura gira em torno dos 28°C. O período entre outubro e janeiro é onde ocorre a maior incidência de chuvas, mas geralmente são curtas e não atrapalham a vida do turista.  É uma das poucas ilhas caribenhas fora da zona de furacões.

Durante o período de férias escolares americano, que costuma acontecer entre março e abril, espere encontrar muito movimento. Se você prefere tranquilidade e sossego é aconselhável evitar essa época.

Informações úteis

Portais locais: www.aruba.com e www.visitaruba.com
Site do governo: www.gobierno.aw
Sites de turismo do país em português: www.aruba.com.br e br.aruba.com

Idioma: os idiomas oficiais são o holandês e o peculiar papiamento. Porém a maioria da população é poliglota, por isso é muito comum encontrar quem fale também o inglês e o espanhol.

Fuso horário: uma hora a menos em relação ao horário de Brasília

DDI: 297

Moeda: A moeda local é o Florin Arubano, mas o dólar americano é aceito em muitos lugares. O aconselhável é que se tenha à mão as duas moedas e use para pagamento a que tiver melhor cotação.

Documentos necessários: Os brasileiros não necessitam de visto para entrar em Aruba, apenas o passaporte em dia (com validade mínima de seis meses). Convém observar porém que pode ser necessário visto para entrada no país de conexão. Recomenda-se que se faça um seguro viagem que cubra despesas médicas, odontológicas e medicação.

Telefones úteis
Bombeiros e emergências médicas: 911
Polícia: 100

Tomadas/energia elétrica: 120V/60Hz  (padrão americano)

O que não pode faltar na minha bagagem? 
Protetor solar e creme hidratante para se proteger do calor e do sol forte, repelente, calçados confortáveis, óculos de sol, roupa de banho, chapéu e boné. Leve também um adaptador de tomadas do padrão brasileiro para o padrão americano.

Dicas de quem já foi

Atrações

Cursos Online
UOL Cursos Online

UOL Cursos Online

Todos os cursos