El Calafate

É tranquilo circular a pé pelo centrinho de El Calafate, onde estão concentrados restaurantes, cafés, lojas, docerias e bares. Já as atrações turísticas principais, como o Perito Moreno, ficam mais afastadas e para chegar até elas, é preciso alugar um automóvel ou a contratação de excursões oferecidas pelas agências locais. 

Alugar um carro na região da Patagônia pode ser uma boa forma de programar um roteiro a medida, sem ter que depender dos horários de agências de viagens ou das saídas de ônibus. As principais estradas são asfaltadas e com pouca cobrança de pedágio. No entanto, considere as longas distâncias entre uma cidade e outra, e os valores gastos com gasolina.

Como a Patagônia está localizada em uma região plana, é comum que motoristas abusem de velocidade em certos trechos. Atenção redobrada. Já a Ruta 40 tem boa parte de seu trajeto construído em rípio, o que afasta motoristas que desconhecem a rota.

Como chegar

Aeroportos

Aeropuerto Internacional de Ezeiza "Ministro Pistarini" (voos do Brasil)
Autopista Tte. Gral. Ricchieri, Km 33,5
Tel: 54 (11) 5480-2500

Aeropuerto Internacional de Calafate
Ruta 11, s/n°
Tel: 54 (9405) 491-220

Companhias aéreas

GOL
Tel: 0300-789-2121
www.voegol.com.br

TAM
Tel: 4002-5700 e 0800-570-5700
www.tam.com.br

Aerolíneas Argentinas
Tel: 0800-707-3313
www.aerolineas.com.ar

Rodoviária

Terminal de Ómnibus de El Calafate
Rua Julio A. Roca, 1.004
Tel: 54 (2902) 491-476
info@elcalafate.gov.ar

A Ruta 40 é o caminho escolhido pelos que querem mais aventura antes de chegar a El Calafate. Para quem vai de ônibus, uma única empresa oferece o serviço de transporte entre Bariloche e Calafate, uma viagem com duração de três dias e com 1.500 km de extensão. O diferencial do serviço são as paradas noturnas em hotéis de pequenas cidades, como Perito Moreno e El Chaltén, e alguns serviços de passeios extras ao longo do percurso como a Cueva de Las Manos.

O cenário do lado de fora da janela é uma atração a parte e tem atraído viajantes, europeus sobretudo, que costumam viajar pela estrada apenas para conhecer a lendária Ruta 40.

Se você for dirigir em alguma das duas estradas, atenção nos trechos de rípio, um tipo de cascalho utilizado na construção de algumas rodovias. As próprias locadoras de veículos costumam oferecer um seguro extra para cobrir eventuais gastos com vidros quebrados.

Qual a melhor época para ir?

Ao contrário do que muitos imaginam, a alta temporada em El Calafate é no verão. O frio é mais tolerável e a maior atração da região, a geleira Perito Moreno, continua lá, aberta para visitação. Portanto, de outubro a maio é mais agradável visitar o destino, quando também é possível aproveitar as trilhas nos parques da região. No entanto, quem quer economizar pode preferir encarar o frio de junho e julho, quando os preços das hospedagens ficam mais em conta.

Informações úteis

Site da Secretaria de Turismo do país - www.turismo.gov.ar

Site de El Calafate - www.elcalafate.gov.ar

El Calafate - Rua Julio A. Roca, 1.004, tel. 54 (2902) 491-090 / 491-466. Diariamente, das 10 às 20h. info@elcalafate.gov.ar

DDI - 54 (Argentina)

Códigos de acesso - (2902) 

Moeda - A moeda oficial é o peso argentino. Acesse economia.uol.com.br/cotacoes para acompanhar a cotação da moeda local.

Fuso horário - O horário argentino segue o mesmo padrão adotado em Brasília, podendo haver diferença de uma hora durante o horário de verão do Brasil. A Argentina adotou, recentemente, o hábito de atrasar os relógios durante os meses de verão, porém a prática não segue o mesmo calendário brasileiro.

Horários - As atrações podem ter seus horários de visita alterados ou até suspensos, de acordo com a temporada. As baixas temperaturas patagônicas podem obrigar o visitante a ter que reprogramar o seu roteiro. Informe-se antes.

Gorjetas - Os 10% referentes ao serviços dos garçons não estão incluídos nas contas dos bares e restaurantes.

Visto e documentos - Não há necessidade de viajar com passaporte para países como a Argentina. O RG, com tempo de expedição que não ultrapasse os dez anos, é suficiente para permanência de até 90 dias.

Dicas de quem já foi

Cursos Online
UOL Cursos Online

UOL Cursos Online

Todos os cursos