UOL Viagem

Ricardo Pugialli

Trilha do autor do "Almanaque da Jovem Guarda" é uma "brasa"

Da Redação
Autor do "Almanaque da Jovem Guarda", Retrato Pugialli brincou com títulos de músicas da década de 1960 na hora de criar seu Som para Viagem. No livro, ele retrata o período musical de 1965 a 1968 e o movimento encabeçado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Para o UOL Viagem, Pugialli criou uma trilha sonora para quem vai de carro da capital paulista para a praia. O resultado "É uma brasa, mora?".

"Eu começaria com "Festa de Arromba", de Erasmo Carlos, para entrar no clima e preparar a viagem". Na seqüência, Pugialli escolhe "Rua Augusta" de Ronie Cord, para ouvir enquanto dirige pelas ruas de São Paulo. Aí vale tocar também "O Carro do Papai", de Ed Wilson.

Na saída da cidade, a escolha do autor é "Parei na Contramão", com Roberto Carlos. "É o que eu faria se visse uma 'Garota Papo Firme' na estrada", comenta. Durante a conversa com o broto, Ricardo colocaria para tocar "O Bom", com Eduardo Araújo.

Na estrada, Roberto Carlos pode gritar "É Proibido Fumar" à vontade, "porque não dá para fazer isso em um carro fechado, nem dá pra abrir o vidro com essa chuva toda!", brinca. Em homenagem à "caranga", também entra na trilha "O Calhambeque", interpretada pelo Rei. Para o chuvoso verão paulista, a dica é "O Ritmo da Chuva", de Demetrius.

Durante a viagem, Ricardo escutaria "Menina Linda", com Renato e Seus Blue Caps. Na seqüência, a trilha teria "Pobre Menina", de Leno e Lílian. O escritor escolheu esta música pensando em uma garota pedindo carona na estrada, sozinha, sem ninguém.

"A música 'Pensando Nela', com os Golden Boys, tem de fazer parte desta trilha porque é a versão de uma canção que em inglês se chama 'Bus Stop', do grupo The Hollies", completa.

Para a praia, com a areia lotada de crianças e famílias em férias, Ricardo elege a música "Escândalo em Família", de Renato e Seus Blue Caps. Para fugir do barraco e criar um clima de festa, a dica é tocar "La Bamba", com Prini.

No fim da tarde, indo pra casa depois de um dia inteiro na areia, a pedida é ouvir "Já Cansei", do grupo The Fevers. E como no verão sempre rola uma paquera, Ricardo Pugialli termina a lista com "A Gata", dos Brazilian Bitles, e "Garota Teimosa", com Os Canibais.

Trilha do autor do "Almanaque da Jovem Guarda" é uma "brasa"